TV Globo demite veteranos do Jornalismo.

Flávia Januzzi e Mônica Sanches foram os principais nomes que foram desligados da TV Globo nesta terça-feira (04).

Bastidores da TV • Carlos André Mamedes da Silva • Portal Hora da Notícia • Rio de Janeiro.
05/04/2023 - 00:00.
Marcelo Canellas está entre os veteranos que deixaram a TV Globo nesta terça-feira (04). (Divulgação/ TV Globo).

A TV Globo demitiu diversos veteranos do departamento de jornalismo da emissora nesta terça-feira (04). O corte atingiu jornalistas com base no Nordeste, em Brasília e no Rio de Janeiro, nas esferas de produção, reportagem e edição. Aliás, novas demissões podem ocorrer nos próximos dias em Brasília e em São Paulo. De forma geral, os cortes são atribuídos aos altos salários dos funcionários em questão.

A lista de cortes inclui o repórter especial do Fantástico Marcelo Canellas, os repórteres Eduardo Tchao, Monica Sanches, Flávia Januzzi, Luciana Osório. Além deles, a Globo demitiu os veteranos Jorge Espírito Santo, Elza Gimenes, Alba Mendonça e Arthur Guimarães. No alto escalão do setor, Jô Mazzarollo, diretora de Jornalismo da Globo no Nordeste desde 2000, e Marcelo Moreira, responsável pelo Jornalismo da Globo Minas desde 2019, também saíram da casa.

Aliás, Marcelo Canellas foi o titular do recente documentário da Globoplay sobre o incêndio da Boate Kiss. O profissional trabalhou em matérias sociais. Nesse sentido, por elas recebeu vários prêmios, incluindo o Ayrton Senna de Jornalismo, o Barbosa Lima Sobrinho, o Imprensa Embratel, o Vladimir Herzog e a medalha ao mérito da ONU. Canellas iniciou a carreira em 1987, no Rio Grande do Sul, e cobriu grandes momentos do país. Incluindo a redemocratização do Brasil e o impeachment do então presidente Fernando Collor em 1992. Ele também cobriu o massacre dos sem-terra em Eldorado dos Carajás em 1996 e produziu a série Fome em 2001, que recebeu vários prêmios.

O Sindicato dos Jornalistas já estava ciente das demissões que se aproximavam e expressou sua oposição ao processo. Além da demissão de veteranos do Jornalismo, a Globo também demitiu alguns nomes na área esportiva, como Cleber Machado, Jota Júnior, Sandro Meira Ricci, Ana Helena Goebel e Fernanda Colombo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal