Filipe Toledo desiste da temporada da WSL e foca nos Jogos Olímpicos

Atual bicampeão do circuito mundial de surfe alegou questões de saúde mental para tomar a decisão. Ele competirá em Paris 2024 e volta ao Championship Tour ano que vem.

HDN em Paris - Enzo Gabriel e Carlos André.
12/02/2024 - 01:45.
A equipe do Portal Hora da Notícia continua com o esquenta especial para Paris 2024. (Divulgação/ Arte HDN).

Filipe Toledo anunciou neste domingo, 11 de fevereiro, que está desistindo da atual temporada da World Surf League (WSL) e vai focar apenas na disputa dos Jogos Paris 2024.

O anúncio foi feito pelas redes sociais do surfista. A WSL já anunciou que ele receberá um convite para retornar ano que vem.

"É com muito pesar que anuncio hoje que estou desistindo do restante da temporada 2024 do Championship Tour. Essa decisão foi muito dificil de ser tomada, e vem após dias de conversas com aqueles que são mais próximos a mim. A WSL tem dado muito apoio, e agradeço muito por terem me dado um convite para início da temporada 2025. Estou comprometido a voltar melhor do que nunca," comentou o atual bicampeão do maior circuito profissional de surfe.

O gênio do surf Filipe Toledo em ação. (Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Segundo a assessoria de Filipinho, ele vai disputar o ISA Games 2024, último classificatório Olímpico do surfe. Ele se junta a Gabriel Medina e a Yago Dora, convocado para a equipe masculina para o lugar que seria de João Chianca.

Com vaga já assegurada em Paris 2024 via WSL 2023, Chumbinho teria que obrigatoriamente participar dos ISA Games 2024 junto a Filipinho. No entanto, como sofreu um grave acidente em Pipeline em dezembro e ainda está em recuperação, ele foi liberado deste requerimento por razões médicas.

Para obter a terceira vaga Olímpica via ISA Games, o Brasil precisa ganhar a competição masculina por equipes em Porto Rico, de 23 de fevereiro a 3 de março.

Filipinho promete retornar 'mais forte' ao circuito

Ainda segundo a nota divulgada hoje, o ritmo de competição da última década desgastou o surfista brasileiro, o que fez com que essa pausa se tornasse necessária.

"No passado, fui honesto sobre algumas das minhas dificuldades não apenas em relação a contusões, mas também à saúde mental. Competir no mais alto nível durante a última década me desgastou, e preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo capítulo da minha carreira," comentou o brasileiro.

Flilipinho elogiou o Championship Tour, "que deu a ele tudo":

"É uma vida de sonho, que permitiu que eu ajudasse minha família de formas das quais nunca teria imaginado e com experiência incríveis. Eu amo isso. Eu vivo para isso. Tenho tanto respeito pelos meus adversários, tanto no circuito masculino como no feminino. Vocês são demais."

O brasileiro disse que não vai deixar de acompanhar as provas e avisou que voltará "mais forte" do que nunca.

"Tenho muita paixão pelo esporte, mas preciso de um tempo de descanso para me recuperar e poder voltar mais forte do que nunca. Agradeço o apoio e a lealdade da minha família, amigos, patrocinadores e da WSL. Espero que meus fãs ao redor do mundo entendam essa decisão e fiquem do meu lado quando eu voltar ao circuito ano que vem. Desejo aos meus rivais uma boa temporada no CT. Estarei de olho!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.