EXCLUSIVO: RECORD pode reprisar O Rico e Lázaro após o término de A Terra Prometida.

A novela foi exibida originalmente entre 13 de março e 20 de novembro de 2017.

Coluna HDN Novelas - Carlos André.
05/03/2024 - 22:30.
Logomarca da novela bíblica da RECORD. (Reprodução/ RECORD).

RECORD já pode ter definido a sua próxima reprise vespertina que substituirá A Terra Prometida, atualmente, no ar. Segundo informações exclusivas, obtidas pelo Portal Hora da Notícia, a emissora deve continuar apostando em seu filão de tramas bíblicas que foi reaberto em março de 2015 quando a emissora lançou Os Dez Mandamentos, sucesso absoluto de audiência que teve o feito de abrir até 10 pontos de vantagem da novela A Regra do Jogo (TV Globo) e ficar na liderança absoluta contra a principal novela da líder de audiência no Ibope, o que não acontecia há 40 anos.

A possível nova reprise das tardes da RECORD trata-se de O Rico e Lázaro, exibida originalmente em 2017 e chegou a marcar médias de até 18 pontos de audiência. Escrita por Paula Richard e direção-geral de Edgard Miranda, a novela foi ao ar entre 13 de março e 20 de novembro de 2017 em 181 capítulos, cada um com orçamento de 800 mil reais. A trama foi inspirada na Parábola do Rico e Lázaro, no Livro de Jeremias, no Livro de Daniel, no Livro de Ezequiel; além dos trechos de Livros de Cânticos dos Cânticos, Salmos II, Reis, Isaías, Esdras e Evangelho de Mateus.

A novela que foi protagonizada por Dudu Azevedo, Milena Toscano e Igor Rickli, será reprisada pela segunda vez, caso haja, realmente, a definição dela como a nova reprise das tardes da emissora.

AUDIÊNCIA

Exibição Original

O Rico e Lázaro substituiu a novela A Terra Prometida, que sustentava 16 pontos de média semanal. Em seu primeiro capítulo, exibido no dia 13 de março de 2017, teve média de 15 pontos contra 10 pontos do SBT, que exibia Carinha de Anjo, no horário. No Rio de Janeiro, a novela marcou 17 pontos de média contra 35 pontos da TV Globo, com isso, a RECORD conseguiu a vice-liderança isolada no RJ e em SP, as praças mais importantes do país na medição de audiência. A sua melhor audiência, segundo dados do Kantar IBOPE Media, foi no dia 12 de julho, quando atingiu 18 pontos de pico e share de 21% no Rio de Janeiro, sendo a melhor índice da novela na cidade desde a estreia. E a sua pior audiência foi no dia 18 de outubro de 2017, quando a produção marcou apenas 7,6 pontos de média. Na exibição original, a novela teve média geral de 10 pontos, tornando-se a menor desta faixa horário de novelas desde a reabertura do horário em 2015.

Reprise

Em seu primeiro capítulo registrou apenas 7 pontos de média, ficando em terceiro lugar, segundo dados consolidados do Kantar IBOPE Media referentes à Grande São Paulo. Com o passar dos capítulos, os índices foram caindo, fechando a primeira semana com 6,9 pontos, representando uma queda de 25% da faixa com relação a antecessora Jezabel que havia terminado como a pior audiência da história das novelas bíblicas da RECORD. Sua maior audiência foi de 9,5 pontos em 04 de dezembro de 2019. O último capítulo registrou 8,4 pontos. Teve média geral de 6,5 pontos, apresentando desempenho mediano.

Enredo

A novela conta a história dos amigos de infância: Asher, Joana e Zac que vivem realidades muito diferentes — Asher é pobre, Joana é órfã e pobre, já Zac faz parte de uma família grande e rica. Não tarda para a vida colocá-los em caminhos opostos: Joana é adotada por Ravina e Ilana, tornando-se irmã de Dana, Rebeca e Matias, enquanto Asher descobre que seu falecido pai deixou uma dívida com a família de Zac, sendo obrigado a tornar-se escravo deles por sete anos para pagá-los com em serviços. Além disso, Asher e Joana se apaixonam, o que revolta Zac, que desejava-a também, com isso, a amizade entre os dois rapazes é rompida, com uma rivalidade sendo instaurada. Sete anos mais tarde, Asher está perto de reconquistar a sua liberdade e poder casar-se com Joana, mas tem que lidar com o retorno de Zac, que havia mudado-se há anos e voltou mais rico, poderoso e disposto a tudo para ficar com a mulher que ama, passando a humilhar e sabotar o ex-amigo.

SAIBA PARA QUANDO A ESTREIA ESTÁ PREVISTA

Ainda não há data de estreia, pois a RECORD ainda não definiu a data de término de A Terra Prometida e, até mesmo, O Rico e Lázaro como a substituta. Enquanto isso, segundo cálculos feitos pela nossa equipe, a atual reprise vespertina deve terminar entre os dias 24 e 31 de maio, datas com que a própria rede de TV trabalha. Vale salientar que, duas novelas dividem o horário por uma semana, então, a novela deve estrear no final de maio ou no começo de junho. Porém, outro fator que é avaliado pela emissora é colocar outra novela bíblica no ar, mesmo tendo duas produções à noite, com isso, esse gênero pode enjoar os telespectadores e sofrer um boicote.

A RECORD tem outra novela no radar, trata-se de Bela, A Feia, reprisada há seis anos, entre 12 de novembro de 2018 e 15 de outubro de 2019, em 234 capítulos. Em sua exibição original entre 04 de julho de 2009 e 02 de junho de 2010, a novela chegou a marcar incríveis 28 pontos de pico – a novela foi protagonizada por Giselle Itié e Bruno Ferrari. Na sua primeira reprise, a trama chegou a marcar 20 pontos de pico, batendo recorde de audiência na faixa vespertina, sendo a melhor audiência de reprises de novelas desde a reabertura do horário em julho de 2015.

Tentamos contato com a RECORD, porém, não obtivemos retorno. Caso haja, a nota será atualizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.