Entenda por que nem sempre quem tem mais votos é eleito presidente dos EUA

Escolha do líder da Casa Branca é feito por delegados dos estados.

Por Dentro das Eleições Norte-Americanas: Cobertura Completa da Disputa Presidencial • 05/11/2024.
Publicada por Enzo Gabriel Silveira, direto da Flórida. • 13:55.
Segue a cobertura completa das Eleições Norte-Americanas, direto da Flórida. (Divulgação/ Equipe Internacional do Portal Hora da Notícia).

Nos Estados Unidos, a eleição é realizada por meio de delegados. O voto não é obrigatório e, em alguns estados, ocorre em papel. No estado da Califórnia há 54 delegados; no Texas são 40; na Carolina do Norte são 19. A contagem dos votos segue um sistema diferente: cada estado tem um número proporcional de delegados baseado na quantidade de eleitores registrados. Ao final da votação em cada estado, o candidato que obtiver mais votos leva todos os votos daquele estado para o colégio eleitoral. As únicas exceções são Maine e Nebraska, que distribuem os delegados proporcionalmente à votação. Os Estados Unidos têm 538 delegados; para ser eleito presidente é necessário obter ao menos 270 deles. Esse sistema permite que candidatos percam as eleições mesmo recebendo a maioria dos votos nacionais, como ocorreu com Al Gore em 2000 e Hillary Clinton em 2016.

Além do presidente: eleição do Congresso americano pode ditar rumo do próximo governo

Com o fim das eleições americanas nesta terça-feira (5), os olhos do mundo estão voltados para a escolha do próximo presidente dos Estados Unidos. Mas o eleitorado tem de escolher ainda quem serão os novos representantes da Câmara dos Deputados e do Senado — o que ditará os rumos do governo pelos próximos anos. Para a professora de relações internacionais Denilde Holzhacker, ambas as casas devem se manter com maioria republicana. Na entrevista concedida ao canal de notícias RECORD NEWS nesta última segunda-feira (4), Denilde afirma que, por causa disso, Kamala Harris pode enfrentar dificuldades para governar, se for eleita, enquanto Donald Trump deve encontrar um cenário mais favorável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.

Exclusivo: Ana Hickmann na Rede TV?, Sônia Abrão de volta à Record e Ticiane Pinheiro na Globo — Uma revolução na TV para 2025