Chega a SP voo com insumos para 10 milhões de doses da CoronaVac.
Aeronave com 6 mil litros de IFA aterrissou em Cumbica, na tarde deste sábado (26). Produção de doses leva cerca de 20 dias.
Chegada de 6 mil litros de IFA em Cumbica (SP) para produção de 10 milhões de doses de CoronaVac. |
Chegou às 16h45 deste sábado (26) ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, a aeronave da companhia aérea Turkish, vinda de Pequim, na China, com escala em Istambul, na Turquia, com mais 6 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo).
O material permitirá produzir cerca de 10 milhões de doses da CoronaVac, o imunizante fabricado pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
O IFA, matéria-prima para a produção do imunizante, passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e pelo controle de qualidade até que seja entregue ao Ministério da Saúde para imunização dos brasileiros. O processo dura entre 15 e 20 dias. A expectativa do instituto é entregar 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde até agosto, conforme o contrato assinado com o governo federal.
A remessa anterior chegou no dia 25 de maio, com 3 mil litros, e foi utilizada integralmente na produção de 5 milhões de doses já entregues. Com o fim do estoque, a fabricação foi novamente suspensa pelo instituto - em maio, o Butantan ficou cerca de 20 dias sem produzir o imunizante por falta de matéria-prima.
O Butantan já entregou 52,212 milhões de vacinas ao PNI. Em 12 maio, o instituto concluiu a entregas de 46 milhões de doses referentes ao primeiro contrato firmado com o Ministério, em 7 de janeiro. Até o final de setembro o Butantan finaliza a entrega referente ao segundo contrato, com mais 54 milhões de vacinas, totalizando 100 milhões.
De acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a expectativa é de que cheguem mais 12 mil litros de insumo em julho e 12 mil litros em agosto, suficientes para uma produção total de 40 milhões de doses da vacina.
Fonte: Portal R7.
Governo de São Paulo.
Equipe Carlos André Jornalismo.
Comentários
Postar um comentário