Cinegrafista da RIC Record TV é agredido em Londrina (PR).
Rodrigo Marques foi atacado e teve seu equipamento quebrado por Rubens Coloniezi enquanto fazia imagens de um acidente.
Um homem agrediu um cinegrafista da RIC Record TV Londrina, na noite desta terça-feira (28), enquanto o profissional fazia imagens do acidente causado por ele. Rodrigo Marques foi atacado e teve seu equipamento quebrado por Rubens Rodrigues Coloniezi, de 30 anos.
Coloniezi, que apresentava sinais de embriaguez, dirigia um Fiat Palio vermelho que avançou uma preferencial e se chocou com uma moto, ferindo gravemente uma mulher. Ela sofreu traumatismo craniano e fratura no fêmur, e foi internada. Já o cinegrafista teve um deslocamento no ombro, foi socorrido e liberado em seguida.
O acidente e a agressão foram registrados por testemunhas que estavam no local. Na imagens, é possível ver quando um homem descontrolado corre em direção ao cinegrafista e o joga no chão violentamente. Em cima da vítima, ele ainda quebra seu equipamento até ser contido por pedestres.
Imagens mostram cinegrafista sendo agredido por motorista alcoolizado. |
Coloniezi foi preso em flagrante e levado pela PM (Polícia Militar). Ele se negou a fazer o teste do bafômetro, mas, em depoimento, confirmou ter ingerido bebidas alcoólicas. Também disse ter agredido o cinegrafista porque se sentiu ameaçado.
O jornalista continua recebendo apoio médico e jurídico da emissora.
Nota de repúdio
Em nota, o Sindijor Norte PR (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná), o Sindijor PR (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná) e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) repudiam a agressão ao repórter cinematográfico Rodrigo Marques, da RIC Record TV Londrina.
"Com sinais de embriaguez, Coloniezi partiu para cima de Marques pelo simples fato de o repórter estar exercendo o seu trabalho, com câmera nas mãos, registrando a ocorrência", diz a nota.
Veja nota de repúdio da Abratel
"A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) repudia as agressões sofridas por Rodrigo Marques, repórter cinematográfico da RIC Record TV Londrina, na noite de terça-feira (28).
Ele foi agredido, de forma covarde, enquanto fazia a cobertura jornalística de um acidente de trânsito no centro de Londrina (PR). O cinegrafista teve o ombro deslocado pelo agressor, que havia batido o carro contra uma moto e apresentava sinais de embriaguez.
A Abratel considera este tipo de ato inadmissível e se posiciona e sempre se posicionará a favor das liberdades de imprensa e de expressão. A cobertura jornalística é um direito da emissora e faz parte do exercício da profissão.
A Associação exige das autoridades policiais e do judiciário a punição adequada ao agressor, bem como medidas para proteção ao trabalho jornalístico.
A Abratel espera que situações como essa não se repitam e que as emissoras de televisão possam continuar a sua essencial missão de levar informação imparcial e de qualidade à sociedade.
Associação Brasileira de Rádio e Televisão
ABRATEL"
Blog Hora da Notícia
"O Blog Hora da Notícia não compactua com qualquer agressão que seja a cinegrafista ou repórter, não importa se é enquanto a profissão é exercida ou não.
O Blog considera este ato inadmissível e se posicionou, se posiciona e se posicionará sempre a favor das liberdades de imprensa e de expressão. A equipe do Blog Hora da Notícia repudia a agressão de João Rubens Coloniezi, que estava bêbado e que se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Nossa solidariedade ao nosso colega de Londrina e espero que logo se recupere e que volte a trabalhar e que não passe mais por isso.
Blog Hora da Notícia.
BHN"
Fonte: Portal R7.
Blog Hora da Notícia.
Comentários
Postar um comentário