Pelé Eterno! Corpo de Edson Arantes do Nascimento é sepultado em Santos.

A cerimônia marca o fim de dois dias de muita emoção e homenagens ao Rei do Futebol.

Morte de Pelé - Cobertura Completa | Por Enzo Gabriel e Ana Beatriz, do Portal Hora da Notícia
03/01/2023 - 18:50
Torcedor se veste de coroa e bandeira para se despedir de Pelé. (Divulgação/ Equipe do Portal Hora da Notícia).

Pelé chegou ao seu descanso eterno. O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol, o Atleta do Século, foi sepultado no início da tarde desta terça-feira (3) no Memorial Necrópole Ecumênica, cemitério vertical de Santos. 

A cerimônia foi restrista aos familiares. Apesar de ter comprado um jazigo no 9º andar, Pelé ficará para sempre no 1º piso do cemitério, para facilitar a homenagem dos fãs.

O sepultamento encerra dois dias de muita emoção em Santos. Mais de 250 mil pessoas foram à Vila Belmiro para se despedir do ex-atleta. Pelé recebeu a visita de políticos, dirigentes de futebol e ex-colegas do Santos e da seleção brasileira. Já os ex-jogadores de eras mais recentes do país não compareceram ao velório e foram criticados. 

Pelé morreu, aos 82 anos, na última quinta-feira (29), de falência múltipla de órgãos, depois de ter enfrentado um câncer de cólon que ele descobriu em setembro de 2021. O ex-jogador estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro.

O corpo do Rei do Futebol foi embalsamado e ficou no hospital até a madrugada de segunda-feira (2), quando foi levado para Santos. A chegada à Vila Belmiro aconteceu por volta de 3h55.

Milhares de pessoas encararam um calor de mais de 30ºC e filas que duraram até duas horas para ver Pelé na manhã e na tarde de segunda-feira. Os filhos Edinho, Kely, Jennifer, Joshua, Celeste e Flávia se revezaram ao lado do caixão.

O público também lotou a Vila na madrugada de terça-feira, com filas imensas. A visitação dos torcedores só acabou mesmo pela manhã, quando o corpo partiu em um cortejo de mais de três horas pelas principais ruas da cidade.

Pelé foi muito aplaudido em todo o caminho, principalmente quando o caminhão de bombeiros que levava caixão passou na frente da casa de dona Celeste. A mãe do ex-jogador, que tem 100 anos, não foi ao velório por estar acamada, mas foi informada da morte do Rei.

No velório, Pelé recebeu a visita dos netos Octávio Felinto Neto e Gabriel Arantes do Nascimento, filhos de Sandra Regina, que o Rei não quis reconhecer como herdeira.

Personalidades do Santos e do futebol também prestaram homenagem a Pelé. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, foi um dos primeiros a chegar ao local. Ele afirmou que vai propor a todos os 211 países associados à entidade que deem a um estádio o nome de Pelé.

Já a discussão entre os ex-jogadores e dirigentes que foram à Vila foi se a camisa 10 do Santos deve ser aposentada, imortalizando-se, assim, a lembrança de Pelé na equipe. Discussão desnecessária, porque a partir de hoje Pelé é mesmo eterno.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal