Nicolás Maduro não virá para a posse de Lula, e manda representante em seu lugar.

Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela virá em nome do país.

Cobertura Completa da Posse Presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva | Por Carlos André e Ana Beatriz (conexão Brasília- Rio de Janeiro).
01/01/2023 - 15:15.
Nicolás Maduro deixa de vir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. (Divulgação/ AFP).

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não virá ao Brasil para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece neste domingo (1º), em Brasília. Ele será representado pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, cujo voo está previsto para chegar às 15h30.

Desde a eleição de Lula, a equipe do presidente eleito estudava alternativas para que o ditador venezuelano pudesse comparecer à cerimônia. Maduro foi convidado, assim como todos os chefes de governo da América do Sul.

Em princípio, o presidente da Venezuela estava impedido de entrar no Brasil, em razão de uma portaria editada pelo governo federal em 2019, que proibia o ingresso no país de “altos funcionários do regime venezuelano” — o que incluía Maduro e cerca de outros cem integrantes do governo.

Na última sexta-feira (30), no entanto, uma portaria interministerial foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), revogando a decisão de 2019. Dessa forma, a entrada de Maduro no Brasil deixou de esbarrar em qualquer tipo de impedimento legal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.