RecordTV 70 Anos: Bela, a Feia

Telenovela produzida pela emissora em 2009, tornou-se um grande sucesso de audiência.

Especial HDN: RecordTV 70 Anos • por Carlos André • Itaguaí, RJ • Portal Hora da Notícia.
Data: terça-feira, dia 20 de junho de 2023.
Hora: 17:30 da tarde 
Uma novela tão representativa na história da RecordTV não poderia ficar de fora do Especial dos 70 anos da emissora. (Divulgação/ Arquivo da TV).

O HDN criou o Especial "RecordTV 70 Anos" para homenagear e comemorar as sete décadas que a emissora completa no ar, em 27 de setembro deste ano. Na reportagem especial desta terça-feira (20), relembraremos a telenovela Bela, a Feia (2009), exibida originalmente entre 04 de agosto de 2009 e 02 de junho de 2010. O Portal Hora da Notícia te convida agora para se aventurar em uma viagem no tempo, a partir de agora.

Parceria com a Televisa.

No mês de maio de 2008, o jornalista Daniel Castro, em sua coluna no Jornal Folha de São Paulo, noticiou que a, na época, Rede Record e a emissora mexicana Televisa haviam iniciado uma negociação por um termo de parceria, que envolvesse não apenas a exibição de tramas produzidas no México, mas também a produção de regravações destas tramas com atores e roteiros brasileiros, sem restrições para as adaptações que fossem julgadas necessárias. Ainda em 2008, tal parceria foi oficialmente anunciada por ambas as emissoras. Após o anúncio, o jornal Folha de São Paulo afirmou que a RecordTV produziria um reboot - versão de uma obra com outro encaminhamento - da telenovela colombiana Yo Soy Betty, La Fea (1999), escrita por Fernando Gaitán. A telenovela na versão original era do canal colombiano RCN Televisíon, porém, comercializada pela Televisa. É uma obra de grande representatividade na história da teledramaturgia da emissora por ter sido a primeira versão de uma novela estrangeira realizada pelo canal.

Ficha Técnica (equipe).

A telenovela foi escrita pela autora Gisele Joras com a colaboração de Alessandra Colasanti, Ana Clara Santiago, Denise Crispun, Emílio Boechat, Rodrigo Nogueira, supervisão de texto de Luiz Carlos Maciel, sob a direção de Leonardo Miranda e Rudi Lagemann e direção geral de Edson Spinello.

Papéis Principais.

Contou com as participações de Giselle Itié, Bruno Ferrari, Iran Malfitano, Simone Spoladore, Bárbara Borges, Sérgio Hondjakoff, Bia Montez, Silvia Pfeifer, Jonas Bloch e Luíza Tomé.

História da exibição da novela.

Bela, a Feia estreou em 04 de agosto de 2009, às 20:30 da noite, com audiência de pontos de média e picos de 13, índices considerados baixos pela emissora. Com o passar dos capítulos, a audiência da novela foi aumentando, chegando a atingir índices estabilizados entre 15 e 18 pontos, o que fez com que a direção da emissora esticasse sua exibição. A partir do dia 02 de março de 2010, a novela passa por uma mudança de horário, passando a ser exibida às 22:30 e não mais às 20:30 como era anteriormente. Em 07 de abril de 2010, durante o capítulo da transformação personagem central, - de Anabela Palhares para Valentina Carvalho -, a novela registrou o seu melhor resultado, chegando aos 18 pontos de média e 25 de pico, com 40% de share, contra 14 da Rede Globo, que exibia o filme Os Desafinados no horário, garantindo a liderança.

Em seu penúltima capítulo em 1º de junho de 2010, a novela chegou aos 18 pontos em São Paulo e 24 no Rio de Janeiro, contra 15 da Rede Globo no mesmo horário, que exibia o Casseta & Planeta: Urgente e o seriado Força - Tarefa, conseguindo a liderança isolada. No dia seguinte, no último capítulo, a trama obteve 17,5 pontos com picos de 20,6 pontos em São Paulo e 26,7, com picos de 31,7 no Rio de Janeiro, ficando em primeiro lugar. O jornalista Pedro Paulo Figueiredo, do Portal UOL, notou que a novela Bela, a Feia conseguiu uma virada na audiência inesperada, visto o difícil começo.

Exibição em outra emissora e reprise.

Entre 11 de janeiro e 21 de outubro de 2016, a novela foi exibida pelo canal pago TLN Network, substituindo As tontas não vão ao céu e sendo substituída por Manancial.

Foi reprisada pela RecordTV entre 12 de novembro de 2018 e 15 de outubro de 2019, em 234 capítulos, substituindo Luz do Sol e sendo substituída por A Escrava Isaura às 15h no primeiro horário de reprises.

Audiência da reprise.

O primeiro capítulo da reprise em 12 de novembro de 2018, marcou 8,5 pontos e chegou a atingir o primeiro lugar durante parte de sua exibição contra o Vídeo Show e, além disso, a reestreia atingiu a liderança na audiência em outras capitais, como em Belo Horizonte, onde marcou 9,1 contra 6,8 pontos do Vídeo Show e Sessão da Tarde, em Vitória com 10 pontos e em Salvador com 15 contra 9 da concorrente. Porém, nas semanas seguintes, a novela passou a travar uma disputa acirrada contra o programa de fofocas Focalizando do SBT, chegando a vencer ele em algumas ocasiões ou até mesmo ser superada pela atração da concorrente em décimos, além de acumular vários empates.

Em 25 de dezembro de 2018, a novela registrou sua menor audiência com 3,7 pontos. Em 14 de agosto de 2019, alcançou 10 pontos com o início da transformação de Bela, sendo essa a maior audiência de todas as reprises da tarde da Record, ficando na vice-liderança isolada, além de vencer em diversas ocasiões, o Focalizando e alcançar a liderança por alguns minutos. Em 15 de agosto, com a sequência da cena já com a entrada da Bela transformada, a novela marcou novamente 10 pontos e picos de 16 e liderança isolada no horário. Nos capítulos seguintes, a trama permaneceu na casa dos 9 pontos, chegando também a picos de 10. A novela, até o momento, supera todas as suas antecessoras desde a criação da faixa em 2015, além de índices altos em diversas capitais. O último capítulo, exibido em 15 de outubro de 2019, registrou 9,3 pontos, ficando na vice-liderança, encostando na Rede Globo que exibia a Sessão da Tarde. Teve média geral de 7,4 pontos, tornando-se a maior audiência da faixa das 15h.

A novela, em sua exibição original, teve 217 capítulos e foi exibida entre 04 de agosto de 2009 e 02 de junho de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.