RecordTV 70 Anos: Bela, a Feia

Telenovela produzida pela emissora em 2009, tornou-se um grande sucesso de audiência.

Especial HDN: RecordTV 70 Anos • por Carlos André • Itaguaí, RJ • Portal Hora da Notícia.
Data: terça-feira, dia 20 de junho de 2023.
Hora: 17:30 da tarde 
Uma novela tão representativa na história da RecordTV não poderia ficar de fora do Especial dos 70 anos da emissora. (Divulgação/ Arquivo da TV).

O HDN criou o Especial "RecordTV 70 Anos" para homenagear e comemorar as sete décadas que a emissora completa no ar, em 27 de setembro deste ano. Na reportagem especial desta terça-feira (20), relembraremos a telenovela Bela, a Feia (2009), exibida originalmente entre 04 de agosto de 2009 e 02 de junho de 2010. O Portal Hora da Notícia te convida agora para se aventurar em uma viagem no tempo, a partir de agora.

Parceria com a Televisa.

No mês de maio de 2008, o jornalista Daniel Castro, em sua coluna no Jornal Folha de São Paulo, noticiou que a, na época, Rede Record e a emissora mexicana Televisa haviam iniciado uma negociação por um termo de parceria, que envolvesse não apenas a exibição de tramas produzidas no México, mas também a produção de regravações destas tramas com atores e roteiros brasileiros, sem restrições para as adaptações que fossem julgadas necessárias. Ainda em 2008, tal parceria foi oficialmente anunciada por ambas as emissoras. Após o anúncio, o jornal Folha de São Paulo afirmou que a RecordTV produziria um reboot - versão de uma obra com outro encaminhamento - da telenovela colombiana Yo Soy Betty, La Fea (1999), escrita por Fernando Gaitán. A telenovela na versão original era do canal colombiano RCN Televisíon, porém, comercializada pela Televisa. É uma obra de grande representatividade na história da teledramaturgia da emissora por ter sido a primeira versão de uma novela estrangeira realizada pelo canal.

Ficha Técnica (equipe).

A telenovela foi escrita pela autora Gisele Joras com a colaboração de Alessandra Colasanti, Ana Clara Santiago, Denise Crispun, Emílio Boechat, Rodrigo Nogueira, supervisão de texto de Luiz Carlos Maciel, sob a direção de Leonardo Miranda e Rudi Lagemann e direção geral de Edson Spinello.

Papéis Principais.

Contou com as participações de Giselle Itié, Bruno Ferrari, Iran Malfitano, Simone Spoladore, Bárbara Borges, Sérgio Hondjakoff, Bia Montez, Silvia Pfeifer, Jonas Bloch e Luíza Tomé.

História da exibição da novela.

Bela, a Feia estreou em 04 de agosto de 2009, às 20:30 da noite, com audiência de pontos de média e picos de 13, índices considerados baixos pela emissora. Com o passar dos capítulos, a audiência da novela foi aumentando, chegando a atingir índices estabilizados entre 15 e 18 pontos, o que fez com que a direção da emissora esticasse sua exibição. A partir do dia 02 de março de 2010, a novela passa por uma mudança de horário, passando a ser exibida às 22:30 e não mais às 20:30 como era anteriormente. Em 07 de abril de 2010, durante o capítulo da transformação personagem central, - de Anabela Palhares para Valentina Carvalho -, a novela registrou o seu melhor resultado, chegando aos 18 pontos de média e 25 de pico, com 40% de share, contra 14 da Rede Globo, que exibia o filme Os Desafinados no horário, garantindo a liderança.

Em seu penúltima capítulo em 1º de junho de 2010, a novela chegou aos 18 pontos em São Paulo e 24 no Rio de Janeiro, contra 15 da Rede Globo no mesmo horário, que exibia o Casseta & Planeta: Urgente e o seriado Força - Tarefa, conseguindo a liderança isolada. No dia seguinte, no último capítulo, a trama obteve 17,5 pontos com picos de 20,6 pontos em São Paulo e 26,7, com picos de 31,7 no Rio de Janeiro, ficando em primeiro lugar. O jornalista Pedro Paulo Figueiredo, do Portal UOL, notou que a novela Bela, a Feia conseguiu uma virada na audiência inesperada, visto o difícil começo.

Exibição em outra emissora e reprise.

Entre 11 de janeiro e 21 de outubro de 2016, a novela foi exibida pelo canal pago TLN Network, substituindo As tontas não vão ao céu e sendo substituída por Manancial.

Foi reprisada pela RecordTV entre 12 de novembro de 2018 e 15 de outubro de 2019, em 234 capítulos, substituindo Luz do Sol e sendo substituída por A Escrava Isaura às 15h no primeiro horário de reprises.

Audiência da reprise.

O primeiro capítulo da reprise em 12 de novembro de 2018, marcou 8,5 pontos e chegou a atingir o primeiro lugar durante parte de sua exibição contra o Vídeo Show e, além disso, a reestreia atingiu a liderança na audiência em outras capitais, como em Belo Horizonte, onde marcou 9,1 contra 6,8 pontos do Vídeo Show e Sessão da Tarde, em Vitória com 10 pontos e em Salvador com 15 contra 9 da concorrente. Porém, nas semanas seguintes, a novela passou a travar uma disputa acirrada contra o programa de fofocas Focalizando do SBT, chegando a vencer ele em algumas ocasiões ou até mesmo ser superada pela atração da concorrente em décimos, além de acumular vários empates.

Em 25 de dezembro de 2018, a novela registrou sua menor audiência com 3,7 pontos. Em 14 de agosto de 2019, alcançou 10 pontos com o início da transformação de Bela, sendo essa a maior audiência de todas as reprises da tarde da Record, ficando na vice-liderança isolada, além de vencer em diversas ocasiões, o Focalizando e alcançar a liderança por alguns minutos. Em 15 de agosto, com a sequência da cena já com a entrada da Bela transformada, a novela marcou novamente 10 pontos e picos de 16 e liderança isolada no horário. Nos capítulos seguintes, a trama permaneceu na casa dos 9 pontos, chegando também a picos de 10. A novela, até o momento, supera todas as suas antecessoras desde a criação da faixa em 2015, além de índices altos em diversas capitais. O último capítulo, exibido em 15 de outubro de 2019, registrou 9,3 pontos, ficando na vice-liderança, encostando na Rede Globo que exibia a Sessão da Tarde. Teve média geral de 7,4 pontos, tornando-se a maior audiência da faixa das 15h.

A novela, em sua exibição original, teve 217 capítulos e foi exibida entre 04 de agosto de 2009 e 02 de junho de 2010.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal