Terremoto em Marrocos deixa ao menos 296 mortos e 153 feridos.
Tremor foi registrado no centro do país na noite desta sexta (8).
Terremoto no Marrocos deixou ao menos 31 mortos nesta sexta-feira (08). (Reprodução/ HDN Internacional) |
Noticiário Internacional • por Carlos André
Publicada em 09/09/2023 - 00:25. Atualizada às 00:45
Ao menos 296 pessoas morreram e outras 153 ficaram feridas devido a um forte terremoto que ocorreu nesta sexta-feira (8) à noite no centro de Marrocos, segundo balanço divulgado pelo Ministério do Interior marroquino.
As províncias e municípios do país mais afetadas pelo tremor, ainda segundo a pasta, foram Al Haouz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant. Nas redes sociais, a população afetada registrou momentos de pânico e destruição devido aos tremores.
Segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o abalo sísmico foi de magnitude 6,8 e ocorreu a uma profundidade de 18,5 km da superfície da Terra, com epicentro 71 km a sudoeste de Marrakech. Já o Centro Nacional para a Pesquisa Científica e Técnica, de Marrocos, afirmou que a magnitude do tremor foi de 7, tendo ocorrido na província de Al Hauz.
De toda forma, veículos de imprensa marroquinos reiteram que este foi o terremoto mais forte já registrado no reino. Tão forte, na verdade, que chegou a ser sentido em cidades costeiras como Rabat e Casablanca, e até mesmo em Fez, cidade onde está concentrada a seleção olímpica do Brasil (e que fica a 530 km de Marrakech).
Terremotos não são novidades na região
Apesar da destruição e do pânico causados, este não é o primeiro terremoto que devasta Marrocos ou um país vizinho do Norte da África. Em 2004, um tremor em Al Hoceima, no nordeste do reino, deixou mais de 600 mortos e 900 feridos.
Antes ainda, em 1980, outro abalo de magnitude 7,3 devastou a Argélia (país vizinho a Marrocos), deixando 2.500 mortos e cerca de 300 mil desabrigados.
Comentários
Postar um comentário