Lula sanciona lei que prorroga Reporto até 2028

Presidente sancionou também lei que destina recursos para custear indenização devida a concessionária de terminal aéreo.

HDN de Olho no Planalto Central - Carlos André e Victor Fernando dos Santos.
30/12/2023 - 01:00. 
Lei sancionada por Lula prorroga reporto até 2028. (Reprodução/ Imagens de Internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (29) a lei que prorroga até 2028 o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto). Segundo o governo federal, o benefício vai fortalecer os investimentos e os incentivos necessários para posicionar o país de forma competitiva nos grandes mercados internacionais.

O Reporto foi instituído há quase duas décadas e busca isentar máquinas, equipamentos, peças de reposição e outros itens dos tributos de importação, favorecendo empresas e concessionárias que operam no modal. Com a prorrogação desse regime, o setor espera crescimento nos próximos anos.

Nos cinco primeiros meses de 2023, os portos brasileiros movimentaram 495,8 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de 4,4% em comparação ao volume registrado no mesmo período de 2022. O setor é responsável por 95% do fluxo de comércio exterior do país, equivalente a 80% do PIB nacional.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, a prorrogação da medida contribui com a economia brasileira. "Ela impulsionará ainda mais a economia, gerando empregos, elevando a renda dos brasileiros e contribuindo para o desenvolvimento do país", ressaltou.

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Nesta quinta-feira (28), Lula também sancionou a lei que abriu crédito suplementar no valor de R$ 869 milhões aos orçamentos fiscal e da seguridade social da União a diversos órgãos do Poder Executivo para o reforço de dotações da Lei Orçamentária. Parte desse montante foi direcionada para a conclusão do processo de relicitação do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN).

O Ministério de Portos e Aeroportos pagou ainda R$ 199,7 milhões em indenização para a atual concessionária do terminal aéreo, que realizou investimentos na infraestrutura aeroportuária, ainda não amortizados.

Agora a empresa Zurich Airport Internacional, nova concessionária do aeroporto, terá prazo de 15 dias para efetuar o pagamento do lance ofertado em leilão. Com a conclusão desses trâmites, inicia-se a transição operacional, que pode durar até 45 dias.

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi o primeiro a ser concedido à iniciativa privada em 2011, no âmbito do programa federal de concessões aeroportuárias. O terminal possui capacidade para receber aproximadamente 6 milhões de passageiros por ano. O novo contrato de concessão terá duração de 30 anos.

* Com informações do Ministério de Portos e Aeroportos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal