Beatriz Souza e Guilherme Schimidt são ouro no Pan-Americano de Judô

Já classificados para Paris, judocas somaram ainda mais pontos no ranking olímpico; Brasil ainda recebeu quatro bronzes e uma prata.

Coluna Minuto Esportivo - 27/04/2024 às 22:50.
Carlos André e Enzo Gabriel
Beatriz Souza no Pan-Americano de Judô. (Anderson Neves/ CBJ).

O Brasil está colecionando medalhas no Pan-Americano e Oceania de Judô, competição que está sendo disputada no Rio de Janeiro. Neste sábado, pelo segundo dia de finais, o país conquistou o ouro em duas das três finais que disputou. Guilherme Schimidt e Beatriz Souza subiram no lugar mais alto do pódio. Com as vitórias, os judocas somaram ainda mais pontos no ranking internacional, apesar de já estarem classificados para Paris. Além deles, Luana Carvalho, Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini ficaram com o bronze. Rafael "Baby" Silva também foi à final, mas levou a prata.

Guilherme Schimidt foi o primeiro brasileiro a disputar a final neste sábado. Pela categoria até 81 kg, Guilherme finalizou o canadense Francois Drapeau com direito a ippon, pontuação máxima no judô. Na mesma categoria, Gabriel Falcão encarou Adrian Gandia em busca do bronze, mas não conseguiu derrotar o porto-riquenho.

Pelas finais da categoria acima de 78 kg, Beatriz Souza venceu a canadense Ana Laura Portuondo e somou mais um ouro para o Brasil. A brasileira finalizou a adversária com um ippon em apenas vinte segundos de luta.

— Trabalhamos todos os dias para lutar desse jeito. É importante porque mostra que o nosso trabalho está sendo muito bem feito, está tudo muito bem planejado. Estou no caminho certo e confiante. Hoje é o dia mais divertido para mim. Prefiro competir do que treinar. Eu faço isso aqui meu parque de diversões — falou Bia após a vitória.

O medalhista olímpico Rafael Silva, conhecido como Baby, também disputou uma final neste sábado. Promessa de medalha em Paris, Baby foi o último a entrar no tatame, mas não conseguiu finalizar contra o cubano Andy Granda, na categoria acima de 100 kg. A luta contra o campeão Pan-Americano não foi fácil. Baby tentava o domínio pelas golas e tentou aplicar alguns golpes decisivos durante a disputa, mas o cubano buscou a reação e levou o ouro..

Bronzes para o Brasil

Logo após a luta de Guilherme Schimidt, a carioca Luana Carvalho entrou no tatame na disputa pelo bronze. Luana levou a melhor na envergadura contra a venezuelana Elvismar Rodriguez e ficou com a terceira posição nos -70 kg. A medalha é importante para a brasileira, que ainda busca uma vaga em Paris. Pela mesma categoria, Ellen Froner também tentou o bronze, mas perdeu para Celinda Corozo, do Equador.

A última chance para conseguir a vaga nas Olimpíadas é o Mundial de Judô, que será entre os dias 19 e 24 de maio. O Brasil ainda tenta se garantir em quatro categorias: três no feminino (-48 kg, -63 kg e -70 kg) e uma no masculino (-60 kg).

O segundo bronze do dia foi para Rafael Macedo, que disputou nos -90 kg. Rafael venceu o canadense Louis Krieber Gagnon. Em outra categoria masculina, os -100kg, o Brasil recebeu medalhas em dose dupla. Nas duas disputas pelo bronze, Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini levaram a melhor. Leonardo derrotou o cubano Liester Cardona, enquanto Buzacarini finalizou em poucos minutos de luta o chileno Thomas Briceno.

A disputa do Pan-Americano termina no domingo (28), com as lutas das equipes mistas. Representam o Brasil no último dia de competição: Rafaela Silva, Shirlen Nascimento, Ellen Froner, Luana Carvalho, Beatriz Souza, Giovanna Santos, Daniel Cargnin, Vinícius Ardina, Marcelo Gomes, Rafael Macedo, Rafael Silva e Juscelino Nasciment Jr. A competição acontece na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, e tem entrada gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.