Fortaleza vence Inter e termina o Brasileirão na quarta colocação
Leão conquista a melhor colocação de um clube do Nordeste na era dos pontos corridos.
Coluna Minuto Esportivo • 09/12/2024 às 21:50.
Por Carlos André • Portal Hora da Notícia.
Fortaleza derrotou o Inter por 3 a 0 na última rodada do Brasileirão (Mateus Lotif/ Fortaleza) |
O Fortaleza goleou o Inter na tarde deste domingo (8), por 3 a 0, e igualou a melhor colocação de um clube do Nordeste no Brasileirão por pontos corridos, formato adotado em 2003.
O Leão terminou o campeonato em quarto, jogando o Colorado para a quinta posição. O jogo na Arena Castelão, na capital cearense, foi válido pela 38ª e última rodada da Série A.
Os gols foram de Moisés, no primeiro tempo, com falhas do goleiro Rochet e de Clayton Sampaio, e de Tinga na etapa final. O resultado fez o Leão ganhar uma premiação por colocação final de R$ 40,9 milhões – o Inter ficou com R$ 38,5 milhões.
Em 2021, no primeiro ano do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza havia sido o quarto colocado, atrás de Atlético, Flamengo e Palmeiras.
Com os 68 pontos que marcou nesta edição de 2024, o Tricolor do Pici se tornou o clube nordestino com mais pontos na história do Brasileirão por pontos corridos, marca que era de Vitória (2013) e Sport (2016), ambos somando 59 pontos.
O Fortaleza também terminou invicto sua campanha em casa neste Brasileirão, com 14 vitórias e cinco empates. É o quarto clube a conquistar este feito na Série A, desde 2003, juntando-se a Grêmio (2009), Atlético-MG (2012) e Flamengo (2019).
O Inter teve um Brasileirão com sobressaltos por causa da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, em maio. O clube teve CT e estádio Beira-Rio afetados por enchentes, precisou jogar fora de casa, mas com a chegada de Roger Machado, após a demissão de Coudet, o time reagiu e brigou pelo título até as rodadas finais.
Fortaleza e Inter se classificaram direto para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2025.
O JOGO
Com seis minutos, o goleiro Rochet se atrapalhou com a bola, e a chutou em cima de Moisés. O atacante ficou com o gol aberto para marcar.
O Fortaleza aproveitava espaços dados na zaga do Inter, que jogou desfalcado de vários atletas, como Alario, Wesley e Alan Patrick.
Aos 19 minutos, nova falha em saída de bola, desta vez de Clayton Sampaio, e Moisés de novo ficou na frente do gol, desta vez desviando a bola de Rochet para anotar o segundo.
Logo no comecinho do segundo tempo, o lateral e capitão Tinga aproveitou cruzamento e de cabeça fez o terceiro do Fortaleza, explodindo o Castelão.
FORTALEZA 3 X 0 INTER
FORTALEZA
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Eros Mancuso (Felipe Jonatan); Matheus Rossetto (Kervin Andrade), Hércules (Zé Welison) e Pochettino (Martinez); Marinho, Lucero e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
INTER
Rochet; Bruno Gomes, Clayton, Vitão e Bernabei; Bruno Henrique (Luis Otávio), Rômulo (Fernando), Bruno Tabata (Ricardo Mathias) e Gustavo Prado (Lucca); Borré e Enner Valencia (Gabriel Carvalho). Técnico: Roger Machado.
GOLS
- Moisés (6min e 19min1ºT), Tinga (7min2ºT) para o Fortaleza
- Cartões Amarelos
- Tinga (Fortaleza), Bruno Tabata, Bernanei (Inter)
- Motivo: 38ª rodada da Série A do Brasileiro
- Data e horário: 8 de dezembro de 2024 (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
- Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Schumacher Marques Gomes (PB)
- VAR: Philip Georg Bennett (RJ)
Comentários
Postar um comentário