Cruzeiro vence Juventude, mas é punido por returno ruim e fica fora da Libertadores
Equipe mineira termina o Brasileiro na nona colocação e fica com vaga na Copa Sul-Americana.
Coluna Minuto Esportivo • 09/12/2024 às 12:30.
Carlos André • Portal Hora da Notícia.
Cruzeiro terminou o Campeonato Brasileiro na nona colocação (Divulgação/ Cruzeiro) |
O Cruzeiro venceu o Juventude por 1 a 0 na tarde deste domingo (8), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na 38ª rodada, e encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro. O gol celeste foi marcado pelo atacante Tevis no primeiro tempo.
Com o resultado, o Cruzeiro termina sua participação na nona colocação do Brasileiro, com 52 pontos em 38 partidas. Pela posição na tabela de classificação, a equipe azul fica fora da Copa Libertadores da América de 2025.
Para garantir vaga ao torneio continental, o Cruzeiro teria que ter encerrado o Brasileirão na oitava colocação, posição final que ficou com o Bahia. O Tricolor de Aço terminou a competição com 53 pontos, após vencer o Atlético-GO por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O Juventude termina o campeonato na 15ª colocação, com 45 pontos.
CRUZEIRO ENCERRA BOA SEQUÊNCIA GAÚCHA
A vitória do Cruzeiro encerrou uma sequência de cinco jogos de invencibilidade do Juventude. O time gaúcho não perdia desde a 32ª rodada, quando havia sido derrotado por 3 a 1 para o Fortaleza, também no Alfredo Jaconi.
De lá para cá, a equipe de Caxias do Sul venceu o Bahia (2 a 1), empatou com o Grêmio (2 a 2), empatou com o Cuiabá (1 a 1), venceu o Atlético (3 a 2) e venceu o São Paulo (2 a 1).
Agora, os jogadores do Cruzeiro entram de férias e retornam ao clube apenas em janeiro do ano que vem. Mudanças acontecerão com contratações de reforços e saídas no elenco.
PUNIDO PELA MÁ CAMPANHA
O Cruzeiro fica fora da Copa Libertadores do ano que vem por seus próprios erros. Depois de fazer a quarta melhor campanha no turno, com 33 pontos em 19 jogos (57,8% de aproveitamento), a equipe celeste teve queda vertiginosa na segunda metade da competição.
No segundo turno, o Cruzeiro teve apenas a 14ª campanha, com 19 pontos em 19 jogos (33,3% de aproveitamento).
QUEDA DE DINIZ
O Cruzeiro ainda não oficializou, mas Fernando Diniz não será mais técnico do clube. Segundo apuração da Itatiaia, o treinador, de 50 anos, deixará o cargo após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro e por não ter conduzido o time celeste à Copa Libertadores de 2025.
O objetivo era tratado como prioridade pela gestão de Pedro Lourenço. Inicialmente, Diniz assinou um contrato até o fim de 2025. No entanto, após algumas conversas entre o treinador e a alta cúpula do clube celeste, o vínculo entre as partes será encerrado de maneira antecipada.
O JOGO
A partida começou quente, com uma trombada do volante Ronaldo, do Juventude, no meia-atacante Mateus Pereira. O lance fez com que a árbitra Edina Alves Batista desse uma dura em ambos os jogadores.
Com a bola rolando, a partida ficou equilibrada durante os 45 minutos iniciais. No entanto, o Cruzeiro conseguiu o gol e largou na frente.
O jovem atacante Tevis recebeu passe de Lucas Silva e chutou no canto direito do goleiro Gabriel Vasconcelos. O camisa 66 viveu uma tarde especial, já que fazia sua primeira partida como titular e também o primeiro gol com a camisa celeste.
Na segunda metade do jogo, o Juventude tentou o que podia para empatar a partida. O time gaúcho ensaiou uma pressão, mas parava na marcação celeste ou nas defesas do goleiro Cássio.
O camisa 1 celeste foi um dos destaques da partida, impedindo o adversário de fazer gols.
A partida terminou com confusão envolvendo os jogadores do Juventude e a árbitra Edina Alves Batista pelo apito final. A dona do apito encerrou o confronto com 55 minutos, mesmo com o aceno de 11 minutos de acréscimos.
Policiais militares precisaram entrar em campo para conter a ira dos atletas da equipe gaúcha.
CRONOLOGIA DO JOGO
Aos 30 minutos do primeiro tempo, Lucas Silva avançou pelo meio. O atacante Tevis percebeu a boa movimentação do volante, se desvencilhou da marcação e recebeu o passe. O jovem dominou e chutou no canto direito do goleiro Gabriel Vasconcelos: 0 a 1.
Aos 47 minutos do primeiro tempo, o atacante Marcelinho, no banco de reservas, recebeu cartão vermelho por reclamar da arbitragem.
Aos 43 minutos do segundo tempo, Alan Ruschel, do Juventude, recebeu o cartão vermelho, após confusão com o lateral-direito William. O cartão vermelho foi confirmado no VAR.
Aos 44 minutos do segundo tempo, Matheus Pereira, do Cruzeiro, recebeu o cartão vermelho.
JUVENTUDE 0 X 1 CRUZEIRO
JUVENTUDE
Gabriel; João Lucas, Boza (Mandaca), Lucas Freitas e Ewerthon (Alan Ruschel); Ronaldo, Jadson e Jean Carlos (Nenê) e Lucas Barbosa, Erick Farias (Diego Gonçalves) e Gabriel Taliari (Carrillo). Técnico: Fábio Matias
CRUZEIRO
Cássio; William, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero (Peralta), Lucas Silva, Ramiro (Vitinho) e Matheus Pereira; Gabriel Verón (Weverton) e Tevis (Lautaro Díaz). Técnico: Fernando Diniz
- Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 8 de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)
- Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
- Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
- VAR: Daiane Caroline Muniz Dos Santos (SP)
- Gol: Tevis (30min 1ºT)
- Cartão amarelo: Lucas Barbosa, Alan Ruschel (JUV); (Matheus Pereira, Gabriel Veron, Kaiki Bruno)
- Cartão vermelho: Marcelinho, Alan Ruschel (JUV); Matheus Pereira (CRU)
Comentários
Postar um comentário