Plantão: Chuvas Fortes em Pernambuco.
O estado da Região Nordeste sofre com deslizamentos, enchentes. O serviço de meteorologia alerta para mais chuvas fortes para todo o Nordeste.
A equipe do Portal Hora da Notícia entra com plantão extraordinário sobre as Chuvas em Pernambuco. (Divulgação/ Portal Hora da Notícia). |
Chuvas em Pernambuco | Por Redação do Portal Hora da Notícia, em Primavera, Pernambuco.
28/05/2022 - 18:10
Com as chuvas fortes em Pernambuco, o Portal Hora da Notícia começa, a partir de agora, fará a cobertura das consequências e das chuvas que continuam atingindo os estados da Região Nordeste, o nosso contratado Enzo Gabriel está, em nossa redação, no município de Primavera, em Pernambuco e trará as principais Informações das chuvas nas próximas horas para a nossa redação sediada em Itaguaí.
A Defesa Civil de Pernambuco confirmou que 30 pessoas morreram em deslizamentos no Recife em razão das fortes chuvas que atingem a capital e o estado e afetam 32 mil pessoas em áreas de risco. O número de desabrigados se aproxima de mil. Uma tempestade que se intensificou na sexta-feira (27) ficou ainda mais severa neste sábado (28) e alagou ruas, invadiu casas, deixou pessoas a pé e de carro ilhadas.
De acordo com a assessoria da Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário, que administra hospitais e unidades de pronto atendimento na capital pernambucana, na Unidade de Pronto Atendimento de Ibura 20 óbitos foram registrados, sendo 14 adultos e 6 crianças.
Imagens de moradores que chegaram ao nosso WhatsApp mostram o momento da queda de uma barreira. Segundo boatos que circulam entre os internautas de Pernambuco, o registro aconteceu na Cidade Tabajara, em Olinda.
MAIS DESLIZAMENTOS
— Renato Barros (@renatorbarros) May 28, 2022
Vídeo mostra a queda da barreira e a destruição de casas que estão junto da encosta. Moradores gritam desesperados. Nas redes sociais, o que circula é que o registro teria sido feito na Cidade Tabajara, em Olinda. 😞 pic.twitter.com/BhwPlcs9SR
De acordo com informações obtidas pelo nosso correspondente especial, na UPA de Curado, outros dois óbitos foram confirmados, de bebês de 1 e 2 anos de idade. O acúmulo de água na pista gerou o fechamento do Aeroporto do Recife. No centro da cidade, ruas alagadas pararam o trânsito nas principais vias. Os outros óbitos ocorreram nas últimas 24 horas.
Ainda de acordo com informações da nossa equipe confirmam que na periferia ocorreram as maiores perdas, com deslizamentos derrubando casas e soterrando pessoas. A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu alerta sobre a ocorrência de pancadas de chuva fortes nas regiões da Zona da Mata (norte e sul), na região metropolitana do Recife e no agreste do estado.
Momento em que encosta desaba e atinge casas em Pernambuco. (Reprodução/ Equipe do Hora da Notícia). |
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), determinou a abertura de escolas para a população desabrigada, que já se aproxima de mil pessoas.
Ativamos o Plano de Contingência para enfrentar as chuvas causadas pelo rigoroso fenômeno Ondas de Leste - em alguns pontos o acumulado chega a 428 mm nas últimas 96h. Infelizmente, tivemos algumas ocorrências gravíssimas e a Defesa Civil já está em campo prestando atendimento. pic.twitter.com/mNqwzlQMQz
— João Campos (@JoaoCampos) May 28, 2022
Forças Armadas
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, decidiu antecipar a nomeação de 92 soldados do Corpo de Bombeiros para que eles ajudem nos trabalhos de resgate aos feridos, sobreviventes e nas buscas por pessoas soterradas. A posse estava prevista para o dia 6 de junho. Além disso, o chefe do Executivo local pediu ajuda para as Forças Armadas.
Paulo Câmara informou que solicitou pessoal, veículos, aeronaves, e demais equipamentos ao Comando Militar do Nordeste. “Mobilizamos todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Polícia Militar e da Assistência Social para o suporte aos municípios no atendimento às vítimas das chuvas. Estamos adiantando a nomeação dos novos soldados dos Bombeiros e também solicitei o apoio do Comando Militar do Nordeste”, afirmou Câmara.
Comentários
Postar um comentário