O navegador Internet Explorer encerra atividades após 27 anos.

Criado em 1995, o Internet Explorer foi um dos principais navegadores durante muitos anos. O fim do navegador foi anunciado pela Microsoft no ano passado.

O fim do Internet Explorer significa o fim de uma era e deve afetar até 47% dos computadores que ainda necessitam desse browser. (Divulgação/ Imagens da Internet).

Cobertura do Mundo Tecnológico e Científico | Por Redação do Portal Hora da Notícia, em São Paulo.
15/06/2022 - 16:45.

Como já havia sido anunciado pela Microsoft no ano passado, está chegando ao fim nesta quarta-feira (15) o Internet Explorer (IE), após 27 anos de atividade. A empresa já vinha pedindo para que as organizações que ainda trabalhavam com o navegador abandonassem o browser.

A partir de agora, todas as atualizações para navegadores serão feitas no Edge. Segundo a empresa, o novo navegador é mais rápido, seguro e moderno, além de oferecer compatibilidade com sites e aplicativos mais antigos.

"Com o Microsoft Edge, oferecemos um caminho para o futuro da web, respeitando o passado. A mudança era necessária, mas não queríamos deixar para trás sites e aplicativos confiáveis e ainda em funcionamento", afirmou a empresa quando decretou o fim do IE no ano passado.

História do navegador

O Internet Explorer foi lançado em 1995 pela Microsoft, junto com o Windows 95. Quando chegou ao mercado, o navegador rivalizou com o Netscape Navigator, que dominava a internet na época.Menos de dez anos depois, o browser se tornou o navegador mais utilizado no mundo, com mais de 90% dos computadores utilizando.

O sucesso do Internet Explorer, que era distribuído junto com o Windows, acabou matando o Netscape, o que serviu de estímulo para um dos maiores processos antitruste da história até hoje. Em 1998, a Microsoft foi processada nos Estados Unidos por tentativa de monopólio.


O domínio do navegador começou a cair após o crescimento de rivais como o Google Chrome e FireFox, que dominaram o setor após 2010. Em 2015, a Microsoft substituiu o Internet Explorer pelo Edge, mas a primeira versão do navegagor acabou não fazendo tanto sucesso.

Atualmente, a Microsoft atua no mercado de navegadores com o novo Edge, que utiliza o mesmo motor do Chrome e está disponível como padrão no Windows 10 e Windows 11, além de ter uma versão mobile. Com o impulso do sistema operacional da marca, o software já conseguiu bater rivais como o Firefox e o Safari.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal