Pela primeira vez, Palmas terá 2º turno para prefeitura, com Janad e Eduardo Siqueira

Capital tocantinense ultrapassou 200 mil eleitores neste ano, parâmetro constitucional para segunda etapa do pleito.

Cobertura Completa das Eleições Municipais de 2024.
Data: 07 de outubro de 2024 • 08:15.
Redação Especial do Portal Hora da Notícia.
A cobertura completa do Portal Hora da Notícia segue divulgando os resultados das Eleições Municipais 2024. (Divulgação/ Portal Hora da Notícia).

Pela primeira vez, a disputa pela Prefeitura de Palmas (TO) vai para o segundo turno, com os candidatos Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 39,21% e 32,29% dos votos, respectivamente. O candidato Professor Júnior Geo (PSDB) ficou em terceiro lugar, com 28,13%. A capital tocantinense tem neste ano 209.524 cidadãos aptos a votar. Pela legislação eleitoral, apenas as cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segunda etapa nas eleições.

O segundo turno será em 27 de outubro, e ganha quem obtiver a maioria dos votos válidos. Para o pleito de 2024, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 155 milhões de pessoas estão aptas a votar no Brasil. Palmas é o único município de Tocantis que pode realizar a segunda fase das eleições.

Palmas: Janad (PL) e Eduardo Siqueira (Podemos) se enfrentam no 2°turno (Divulgação/Montagem: R7 Brasília)

Natural da cidade de Palmeirópolis (TO), Janad tem 40 anos, é professora, advogada, empresária e deputada estadual. Ela é formada em direito e em administração e fundadora do Instituto Plantando e Colhendo o Bem, que atua em prol de famílias carentes.

Em 2020, Janad conquistou o primeiro cargo político, como vereadora de Palmas. Em 2022, foi candidata a deputada estadual e se elegeu como a mais votada para a Assembleia Legislativa do estado, em 1989.

Já Campos é natural de Campinas (SP), tem 65 anos, é empresário, pedagogo e ex-prefeito da cidade. Ele é filho do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, um dos articuladores da criação do estado.

Em 1988, Campos foi eleito deputado federal e se reelegeu em 1990. Dois anos depois, tornou-se o primeiro prefeito eleito de Palmas. Fenelon Barbosa, o primeiro a comandar a capital tocantinense, foi eleito para a Prefeitura de Taquaruçu (TO) e assumiu como prefeito de Palmas quando a cidade foi instalada, em janeiro de 1990.

Nas eleições de 1998, Siqueira Campos elegeu-se senador. Além disso, foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos — um filiado ao PTB e o outro ao DEM, atual União Brasil. No ano passado, ele foi para o Podemos, a fim de disputar as eleições de 2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.