Coreia do Norte ameaça atacar Coreia do Sul: ‘o gatilho será puxado sem hesitação’

País comandado por Kim Jong-un acusa vizinhos de invadir seu espaço aéreo com drones.

Coluna Olhar Mundial • Tensão na Ásia Oriental.
Data: sexta-feira, 11 de outubro de 2024 • 13:30.
Redação Internacional do Portal Hora da Notícia.
Enquanto Israel está em guerra com o grupo terrorista Hezbollah, a tensão entre as Coreias segue escalando. (Reprodução/ Montagem HDN).

A Coreia do Norte ameaçou atacar a Coreia do Sul, nesta sexta-feira (11), em resposta a uma suposta invasão de drones em seu espaço aéreo.

A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, em comunicado intitulado “O gatilho para defender a soberania e a segurança será puxado sem hesitação”.

Segundo o órgão, a Coreia do Sul infiltrou drones em Pyongyang, capital do país vizinho, entre 3 e 9 de outubro, que teriam espalhado “panfletos difamatórios, cheios de rumores inflamatórios e mentiras que mancham a soberania nacional e a dignidade" do país.

Os norte-coreanos também alegam que a infiltração de drones no céu da capital desrespeita o direito internacional, que não permite o voo livre de aeronaves ou objetos voadores estrangeiros no espaço aéreo de um país sem autorização prévia.

Dessa forma, a Coreia do Norte entende que o episódio merece uma resposta. O exército do país ainda está julgando qual ação tomar. Contudo, foi anunciado que todas as opções de ataque para derrubar as estruturas militares próximas à fronteira sul estarão prontas para uso.

De acordo com a Yonhap (agência estatal de notícias da Coreia do Sul), nesta sexta-feira, o regime de Kim Jong-un lançou balões com lixo doméstico em direção ao território sul-coreano.

Com as ofensivas preparadas, o recado enviado pelos norte-coreanos é em tom de ultimato, segundo eles, para que se evite uma guerra.

Caso as alegadas provocações ou a infiltração de drones continuem, a Coreia do Norte ameaça lançar uma resposta, sem qualquer aviso.

O Ministro da Defesa sul-coreano, Kim Yong-hyun, negou que o envio dos drones tenha sido uma ação do Estado e prometeu tomar atitudes militares severas caso o regime de Kim passe do limite com a campanha dos balões de lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.