Bruno Engler e Fuad Noman vão para o segundo turno em BH

Deputado estadual e atual prefeito vão se enfrentar nas urnas no dia 27 de outubro.

Cobertura Completa das Eleições Municipais de 2024.
Data: 07 de outubro de 2024 • 22:25.
Carlos André e Redação Política Hora da Notícia.
Bruno Engler e Fuad Noman disputam a Prefeitura de BH em segundo turno (Divulgação/ Portal Hora da Notícia).

O deputado estadual Bruno Engler (PL) e o atual prefeito Fuad Noman (PSD) vão disputar a Prefeitura de Belo Horizonte, em segundo turno, no dia 27 de outubro.

Veja o resultado do primeiro turno das Eleições 2024 em Belo Horizonte para o cargo de prefeito:

  • Bruno Engler (PL): 435.853 votos (34,38%)
  • Fuad Noman (PSD): 336.442 votos (26,54%)
  • Mauro Tramonte (Republicanos): 192.991 votos (15,22%)
  • Gabriel Azevedo (MDB): 133.728 votos (10,55%)
  • Duda Salabert (PDT): 97.315 votos (7,68%)
  • Rogério Correia (PT): 55.393 votos (4,37%)
  • Carlos Viana (Podemos): 12.712 votos (1,00%)
  • Indira Xavier (UP): 2.462 votos (0,19%)
  • Lourdes Francisco (PCO): 231 votos (0,02%)

Bruno Engler tem em sua plataforma de governo propostas alinhadas à direita e deixou claro, a todo momento, ser o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na capital mineira. “Todas as ações, com base nas diretrizes deste ‘Plano de Governo’, serão desenvolvidas de forma integrada, onde todos – comunidade, iniciativa privada e poder público, possam trabalhar de mãos dadas pelo desenvolvimento social e econômico de nossa Cidade. A capital de todos os mineiros não pode mais ficar à mercê do marasmo e do atraso. É urgente que Belo Horizonte entre no século XXI”, diz trecho do Plano de Governo do candidato.

Fuad Noman iniciou a campanha de reeleição na lanterna, mas avançou durante o processo, chegando ao segundo lugar. O político adotou o discurso de manter as obras e projetos iniciados na gestão dele, que começou há dois anos, quando o então prefeito Alexandre Kalil deixou a cadeira vaga. “São 55 anos de dedicação ao serviço público, e ter a principal e mais importante etapa da vida profissional dedicada à minha cidade é um enorme presente. Mesmo com um conjunto tão significativo de entregas que mudaram a história de tanta gente, sei que tenho muito ainda com o que contribuir. São diversos projetos entregues e outros tantos em andamento que não podem parar. Fazer o que precisa ser feito, sendo firme, correto e transparente com o povo belo-horizontino”, indica a abertura do plano de governo.

Quem é Bruno Engler?

Bruno Engler nasceu em Curitiba, capital do Paraná, e se mudou com a família para Belo Horizonte aos 9 anos. O jovem se aproximou da política a partir dos 18 anos, quando ajudou a fundar o movimento Direita Minas, do qual é coordenador e trabalha em defesa aos valores conservadores no Estado. Em 2018, Engler se candidatou ao primeiro cargo político e foi eleito deputado estadual com 120.252 votos - o terceiro mais bem votado na ocasião. Na época, ele tinha 21 anos, idade mínima para assumir o cargo. Na ocasião, Engler foi eleito pelo PSL (Partido Social Liberal), o então partido de Jair Bolsonaro.

Em 2020, aos 23 anos, Bruno Engler disputou à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro). Ele ficou em segundo lugar com 9,95% (123.215) dos votos. No pleito, Engler conseguiu passar à frente dos candidatos João Vitor Xavier (Cidadania) e Áurea Carolina (PSOL), que apareciam com vantagem em relação a ele nas pesquisas. Lembrando que a disputa pela Prefeitura de BH em 2020 não teve segundo turno, sendo Alexandre Kalil reeleito com 63,36% (784.307) dos votos.

Em 2022, Bruno Engler concorreu novamente ao cargo de deputado estadual. Desta vez, pelo PL (Partido Liberal), do qual faz parte até hoje. O curitibano ampliou o número de votos mais de cinco vezes, alcançando o apoio de 637.412 eleitores. O número deu a ele o título de mais votado do ano para a cadeira de deputado estadual em Minas e um dos mais votados da história do estado.

Quem é Fuad Noman?

Fuad Jorge Noman Filho, de 77 anos, é um político, escritor, economista e político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático (PSD). É o atual prefeito de Belo Horizonte, ascendendo ao cargo após a renúncia do titular, Alexandre Kalil. Foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e consultor do Fundo Monetário Internacional. No Governo de Minas Gerais, foi Secretário de Estado de Fazenda e Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, e Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos, no Governo de Antônio Anastasia. Em Belo Horizonte, comandou a Secretaria Municipal de Fazenda ao longo do primeiro mandato do prefeito Alexandre Kalil, sendo eleito vice-prefeito para o segundo mandato de Kallil.

No dia 4 de julho, Fuad anunciou que começaria um tratamento contra o câncer. Durante pronunciamento, ele informou que foi diagnosticado com linfoma de não-Hodgkin.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal