Espanha notifica primeira morte de paciente com a Varíola do Macaco.

Com isso, Espanha torna-se o 2º país a registrar morte pela Varíola do Macaco.

Espanha é o segundo país no mundo com mais casos da doença, atrás apenas do Estados Unidos. (Divulgação/ NIAID).

Cobertura da Situação da Varíola do Macaco | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
29/07/2022 - 18:50.

Nesta sexta-feira (29), dia em que o Brasil registrou a primeira morte por varíola do macaco fora do continente africano, a Espanha também notificou um óbito em decorrência da infecção pelo vírus monkeypox.

Com 4.298 registros da doença, a Espanha é o segundo país do mundo em número de casos, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 4.906.

As autoridades sanitárias espanholas também informaram que cerca de 3% dos pacientes precisaram de internação hospitalar até o momento.

A varíola do macaco é uma doença que normalmente se resolve de maneira espontânea entre 15 e 28 dias. Entretanto, algumas pessoas correm risco de desenvolver quadros graves. 

O paciente brasileiro, um homem de 41 anos, tinha comorbidades, incluindo câncer (linfoma), segundo o Ministério da Saúde. Não há até o momento detalhes sobre a vítima espanhola. 

Indivíduos imunossuprimidos, crianças e gestantes correm maior risco de desenvolver complicações, que podem ser infecções bacterianas secundárias, broncopneumonia, sepse, encefalite e infecção da córnea com consequente perda de visão. 

Mundialmente, já são 21.148 casos confirmados de varíola do macaco. Destes, 20.804 ocorreram em 71 países onde a doença não é endêmica.

Os demais foram identificados na República Democrática do Congo, República do Congo, República Centro-Africana, Camarões, Nigéria, Gana e Libéria, localidades em que a doença circulava anteriormente. 

As outras cinco mortes registradas no surto deste ano ocorreram nesses países africanos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.