Ilha do Governador passa por Operação Policial nesta quinta-feira (30).

Moradores relataram para a nossa equipe que o clima ficou bem tenso durante a manhã e a tarde desta última quinta-feira (30).

Moradores foram convocados para protestar contra a operação no INPS e, em outras comunidades da Ilha do Governador. (Divulgação/ Arquivo Portal Hora da Notícia).

Rio de Janeiro | Por Redação do Portal Hora da Notícia, no Rio de Janeiro.
01/07/2022 - 13:50.

Nesta quinta-feira (30), o clima ficou bem tenso no Morro do INPS e nas comunidades localizadas na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações dadas, em primeira mão, pela Record TV Rio, durante a tarde desta quinta, protestos e tiroteios estavam sendo registrados na Ilha do Governador.

Ainda, de acordo com informações apuradas e confirmadas pela nossa equipe de reportagem, moradores e mototaxistas foram convocados para protestar a atrapalhar a operação policial. Foram registrados dois baleados e três presos durante a operação.

Moradores relataram, também, que pneus, pedaços de madeira e outros objetos foram usados e queimados para impedir a passagem da polícia até a área de mata da região.

A nossa equipe de reportagem recebeu fotos e videos de um morador, que não identificaremos por questões de segurança. Veja abaixo uma foto obtida, com exclusividade:

Foto recebida por via WhatsApp mostram algumas viaturas da Polícia Militar concentradas em um local da comunidade. Segundo informações obtidas, há previsão de operação para as próximas horas, o que pode piorar o clima na Ilha do Governador.

Em conversa com a nossa equipe de reportagem, uma moradora que mora no local há 45 anos, disse à nossa equipe:

"Nesses 45 anos que moro na Ilha do Governador nunca vi nada parecido como nesta quinta-feira (30). Já vi várias operações e escutamos várias trocas de tiro, mas, nada parecido com o que aconteceu".

Outro morador chamado João Paulo, de 25 anos, falou à nossa equipe e disse: 

"Nunca ficamos tão inseguros, eu tenho uma filha de 3 anos que gosta de brincar na rua, sinto que ela está perdendo o direito de brincar na rua. Minha filha começou a chorar assustada e fiquei revoltado, pois quando somos pais, nós queremos ver os nossos filhos brincando na rua, mas atualmente, nem isso as crianças estão podendo mais".

Segundo a corporação, criminosos atiraram contra os policiais na Avenida Ilha do Fundão, nas imediações do Morro do INPS, e houve confronto. dois suspeitos foram feridos e socorridos ao Hospital Municipal Evandro Freire. Com eles, foram apreendidas uma pistola e uma granada. Em seguida, um terceiro homem foi detido portando uma pistola, uma granada e um rádio comunicador. No Morro do Boogie-Woogie, um criminoso foi preso com uma pistola. O policiamento foi intensificado e a região estabilizada.

Vídeo recebido pela nossa equipe mostra moradores fazendo protesto, veja:


A comunidade foi ocupada, na manhã desta quinta-feira (30), por agentes do 17º BPM (Ilha do Governador), com apoio de unidades do 1º Comando de Policiamento de Área (1CPA) e do Comando de Operações Especiais (COE). O objetivo era apreender armas, verificar denúncias, prender criminosos e remover barricadas das vias públicas.

Em um áudio que circula nos grupos de moradores da Ilha do Governador, suspeitos pedem que moradores e mototaxistas realizem ações para retardar a entrada da PM na comunidade. Também foram registrados protestos na comunidade do INPS, no Aterro do Cocotá e na Avenida Doutor Agenor de Almeida Loyola.

Por volta das 15h30, a CET-Rio havia informado que uma via tinha sido interditada na Avenida Paranapuã, altura do Parque Manuel Bandeira, devido à manifestação. Às 16h a pista foi liberada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal