Ilha do Governador passa por Operação Policial nesta quinta-feira (30).

Moradores relataram para a nossa equipe que o clima ficou bem tenso durante a manhã e a tarde desta última quinta-feira (30).

Moradores foram convocados para protestar contra a operação no INPS e, em outras comunidades da Ilha do Governador. (Divulgação/ Arquivo Portal Hora da Notícia).

Rio de Janeiro | Por Redação do Portal Hora da Notícia, no Rio de Janeiro.
01/07/2022 - 13:50.

Nesta quinta-feira (30), o clima ficou bem tenso no Morro do INPS e nas comunidades localizadas na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo informações dadas, em primeira mão, pela Record TV Rio, durante a tarde desta quinta, protestos e tiroteios estavam sendo registrados na Ilha do Governador.

Ainda, de acordo com informações apuradas e confirmadas pela nossa equipe de reportagem, moradores e mototaxistas foram convocados para protestar a atrapalhar a operação policial. Foram registrados dois baleados e três presos durante a operação.

Moradores relataram, também, que pneus, pedaços de madeira e outros objetos foram usados e queimados para impedir a passagem da polícia até a área de mata da região.

A nossa equipe de reportagem recebeu fotos e videos de um morador, que não identificaremos por questões de segurança. Veja abaixo uma foto obtida, com exclusividade:

Foto recebida por via WhatsApp mostram algumas viaturas da Polícia Militar concentradas em um local da comunidade. Segundo informações obtidas, há previsão de operação para as próximas horas, o que pode piorar o clima na Ilha do Governador.

Em conversa com a nossa equipe de reportagem, uma moradora que mora no local há 45 anos, disse à nossa equipe:

"Nesses 45 anos que moro na Ilha do Governador nunca vi nada parecido como nesta quinta-feira (30). Já vi várias operações e escutamos várias trocas de tiro, mas, nada parecido com o que aconteceu".

Outro morador chamado João Paulo, de 25 anos, falou à nossa equipe e disse: 

"Nunca ficamos tão inseguros, eu tenho uma filha de 3 anos que gosta de brincar na rua, sinto que ela está perdendo o direito de brincar na rua. Minha filha começou a chorar assustada e fiquei revoltado, pois quando somos pais, nós queremos ver os nossos filhos brincando na rua, mas atualmente, nem isso as crianças estão podendo mais".

Segundo a corporação, criminosos atiraram contra os policiais na Avenida Ilha do Fundão, nas imediações do Morro do INPS, e houve confronto. dois suspeitos foram feridos e socorridos ao Hospital Municipal Evandro Freire. Com eles, foram apreendidas uma pistola e uma granada. Em seguida, um terceiro homem foi detido portando uma pistola, uma granada e um rádio comunicador. No Morro do Boogie-Woogie, um criminoso foi preso com uma pistola. O policiamento foi intensificado e a região estabilizada.

Vídeo recebido pela nossa equipe mostra moradores fazendo protesto, veja:


A comunidade foi ocupada, na manhã desta quinta-feira (30), por agentes do 17º BPM (Ilha do Governador), com apoio de unidades do 1º Comando de Policiamento de Área (1CPA) e do Comando de Operações Especiais (COE). O objetivo era apreender armas, verificar denúncias, prender criminosos e remover barricadas das vias públicas.

Em um áudio que circula nos grupos de moradores da Ilha do Governador, suspeitos pedem que moradores e mototaxistas realizem ações para retardar a entrada da PM na comunidade. Também foram registrados protestos na comunidade do INPS, no Aterro do Cocotá e na Avenida Doutor Agenor de Almeida Loyola.

Por volta das 15h30, a CET-Rio havia informado que uma via tinha sido interditada na Avenida Paranapuã, altura do Parque Manuel Bandeira, devido à manifestação. Às 16h a pista foi liberada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.