Vitória de Trump na eleição presidencial é certificada pelo Congresso dos EUA

Cerimônia foi comandada pela vice-presidente Kamala Harris, que perdeu para o republicano na eleição presidencial.

Coluna Olhar Mundial • Publicado em 06/01/2025 às 18:25 | por Carlos André.
Donald Trump tomará posse no dia 20 de janeiro. (Reprodução/ Arquivo Político).

A Câmara e o Senado dos Estados Unidos certificaram e validaram, em sessão conjunta nesta segunda-feira (6), a vitória de Donald Trump nas eleições realizadas em novembro de 2024.

A cerimônia começou por volta das 15h (horário de Brasília) e foi realizada no Capitólio, edifício sede do Congresso americano, em Washington D.C., capital dos Estados Unidos. Ela durou cerca de 30 minutos.

JD Vance, companheiro de chapa de Trump e vice-presidente eleito, estava na sala. Ele é senador do estado de Ohio.

Comandada pela atual vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata derrotada pelo republicano no pleito, a certificação era a última etapa do processo eleitoral antes da posse de Trump, marcada para o dia 20 de janeiro, também em Washington D.C..

Nessa cerimônia, dois senadores e dois integrantes da Câmara foram selecionados como “escrutinadores”. Eles se sentaram na frente do Salão da Câmara e contabilizaram os votos dos delegados – figura do sistema eleitoral dos EUA.

O evento aconteceu com segurança reforçada, tendo em mente a invasão do Capitólio na última certificação, em janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump tentaram impedir a validação da vitória de Joe Biden.

O Secretário de Segurança Interna dos EUA determinou que esse era um Evento Nacional de Segurança Especial — essa foi a primeira vez que essa designação foi concedida para a certificação, seguindo uma solicitação do prefeito de D.C..

POR QUE KAMALA HARRIS TEVE PAPEL-CHAVE NA CERTIFICAÇÃO DE TRUMP?

Ao final da contagem dos votos dos delegados, o presidente do Senado anuncia os resultados. Quem lidera o Senado americano é o vice-presidente do país, por determinação da Constituição.

Assim, neste caso, quem presidiu a sessão de certificação foi Kamala Harris, candidata derrotada por Trump no último pleito.

Ela não foi a primeira vice-presidente a confirmar a própria derrota. Em 2001, por exemplo, o vice-presidente democrata Al Gore presidiu a contagem da eleição de 2000, na qual ele perdeu para o republicano George W. Bush.

CAPITÓLIO FOI INVADIDO NA ÚLTIMA CERTIFICAÇÃO

Após a última eleição presidencial, o Capitólio foi invadido por apoiadores de Donald Trump, que queriam impedir a certificação da vitória de Joe Biden.

O democrata derrotou o republicano nas eleições presidenciais de 2020, mas Trump não reconheceu o resultado e afirmou, sem provas, que houve fraude.

A invasão aconteceu no dia 6 de janeiro de 2021, e a sessão do Congresso era presidida por Mike Pence, então vice-presidente de Trump e companheiro de chapa do republicano.

A sessão de certificação precisou ser interrompida. Os congressistas conseguiram retornar ao Capitólio e retomar a certificação apenas na madrugada do dia seguinte.

CERTIFICAÇÃO OCORRE EM MEIO A NEVASCA HISTÓRICA

Além do procedimento eleitoral, a capital americana também protagoniza outro evento histórico nesta segunda-feira e atravessa uma forte nevasca, que pode chegar a dois metros de altura.

O prefeito de Washington declarou estado de “emergência de neve”. Escolas e escritórios também fecharam devido ao tempo ruim. Houve, ainda, o cancelamento e adiamento de mais de 1.300 voos em todo o país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal