SBT perde direitos da Copa Conmebol Sul-Americana.

Warner adquire pacote digital e exibe jogos no YouTube entre 2027 e 2030, encerrando ciclo da Copa Sul-Americana na TV aberta.

Por Carlos André, direto da Base em Itaguaí, RJ | Publicação: 11/12/2025 às 19:20.
Coluna Olhar Televisivo >>> SBT perde os direitos da Sul-Americana.
A perda dos direitos da Copa Sul-Americana é um grande golpe no SBT. - Foto: Reprodução/ TNT Sports

Em uma reviravolta no mercado esportivo, a Conmebol vendeu nesta quarta-feira (10) os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana em plataformas abertas para a TNT Sports, braço esportivo da Warner Bros. Discovery. Com o novo contrato, válido de 2027 a 2030, o torneio sul-americano deixará a grade do SBT após o fim do atual ciclo, em 2026.

A negociação foi inicialmente divulgada pelo jornalista Flávio Ricco, do portal LeoDias, e confirmada por Gabriel Vaquer, da Folha de S. Paulo. A Warner adquiriu dois pacotes junto à FC Diez Media, agência responsável pela comercialização dos torneios da Conmebol. Um deles prevê a exibição de um jogo por rodada da Copa Sul-Americana em plataformas abertas — conteúdo que será disponibilizado no canal da TNT Sports no YouTube, com mais de 12 milhões de inscritos.

O pacote contempla 16 partidas por edição da competição, que volta a ser exibida apenas em meios digitais gratuitos, após quatro anos na TV aberta tradicional. A Warner também garantiu os direitos de exibição dos melhores momentos das partidas da Sul-Americana e da Libertadores, conteúdo que será utilizado em suas plataformas digitais e produtos jornalísticos.

A aquisição surpreendeu o mercado, já que a Warner não figurava entre os principais concorrentes no início da disputa pelos direitos. O SBT, por sua vez, acreditava internamente que conseguiria renovar a parceria, e chegou a melhorar sua proposta na última semana. Ainda assim, não foi suficiente para convencer a Conmebol.

A disputa envolveu também a Globo, a CazéTV, a XSports (canal do grupo Kalunga) e a própria Disney, que já havia assegurado uma autorização para transmitir a Sul-Americana no YouTube da ESPN. No entanto, todas foram preteridas pela oferta da Warner, que venceu a concorrência.

Em comunicado, Diego Vieira, Head de Esportes da Warner Bros. Discovery para Brasil e México, celebrou o novo acordo: "A TNT Sports tem o maior ecossistema digital de esportes no Brasil e foi pioneira nos modelos de transmissão em plataformas digitais, ainda nos nossos tempos de Esporte Interativo. Estamos muito felizes por voltar a garantir a exibição gratuita para os nossos fãs, através do nosso canal do YouTube, de um direito tão relevante como a Conmebol Sul-Americana".

Além da Sul-Americana, a TNT Sports também exibirá outros torneios da entidade, como a Libertadores Sub-20 e a Libertadores feminina, ambos sem exclusividade.

Com a nova configuração, os torneios da Conmebol terão a seguinte divisão:

Libertadores: Globo e GE TV nas plataformas abertas; ESPN no streaming e TV paga
Sul-Americana: TNT Sports no YouTube; ESPN no streaming e TV paga

A Paramount, que chegou a negociar, retirou suas propostas e não seguirá com os campeonatos da entidade.

A decisão encerra um ciclo importante para o SBT, que exibiu a Copa Sul-Americana desde 2021 e fez do torneio uma das principais apostas de seu núcleo esportivo. A perda dos direitos reduz a presença da emissora no futebol internacional e reforça o foco das grandes empresas de mídia nos ambientes digitais gratuitos como estratégia de expansão e engajamento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

Portal Hora da Notícia: Veja os Especiais de Fim de Ano

Rony crava que fará gol pelo Atlético na final da Sul-Americana.