Botafogo vence, sonha com vaga na fase de grupos da Libertadores e rebaixa Fortaleza.

Time carioca terminou na sexta posição e vai para a fase preliminar do torneio continental.

Por Carlos André, direto da Ilha do Governador, RJ.
Publicada em: 09/12/2025 - 01:50.
Coluna Minuto Esportivo >>> Cobertura Completa do Campeonato Brasileiro de Futebol 2025.
Alex Telles e Yago Pikachu em disputa de bola em Botafogo x Fortaleza - Foto: Reprodução/ HDN Esportes

O Botafogo fez seu papel na 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, venceu o Fortaleza por 4 a 2 e definiu o rebaixamento do time cearense. A partida foi realizada no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O Fortaleza abriu o placar, sofreu a virada, buscou o empate, mas depois sofreu mais dois gols e se despede da elite.

O Botafogo terminou a competição na sexta colocação com 63 pontos, se classificando à fase preliminar da Libertadores. Entretanto, se Cruzeiro ou Fluminense for campeão da Copa do Brasil, o Botafogo herdará uma vaga na fase de grupos.

O Fortaleza, por outro lado, fica em 18º lugar com 43 pontos, amargando um rebaixamento após uma bela reação na reta final. O time cai ao lado do arquirrival Ceará, além de Juventude e Sport O Fortaleza volta à Série B, competição que não disputava desde 2018, quando foi campeão e conquistou o acesso.

Após algumas tentativas do Botafogo, o Fortaleza começou a se soltar, mas ninguém conseguia uma chance real de gol. Até que o Fortaleza abriu o placar na primeira grande oportunidade. A defesa do Botafogo se atrapalhou um pouco, não conseguiu afastar bem e o rebote ficou com Breno Lopes na meia-lua. Ele ajeitou rápido e chutou cruzado, no ângulo, para fazer um golaço aos 16 minutos.

Depois de marcar o gol, porém, o time cearense recuou muito e o Botafogo passou a empilhar oportunidades. Após cruzamento de Vitinho, Artur quase empatou ao desviar de cabeça, mas a bola explodiu no travessão. Depois, Marlon Freitas tabelou com Barrera e chutou rasteiro, mas para fora, com perigo.

Mas aos 49, o empate saiu com outro golaço no Nilton Santos. Após cruzamento, Montoro ficou com rebote na grande área. Ele chutou de chapa, com muita categoria, acertando o ângulo de Brenno, que nada pôde fazer.

O Fortaleza voltou mais disposto no segundo tempo e teve a primeira finalização com Pochettino, mas para fora. Entretanto, o Botafogo virou o placar no primeiro ataque, logo aos dois minutos. Vitinho cruzou a meia altura e Arthur Cabral deu um peixinho para completar de cabeça.

Depois, lances de reviravolta. O Fortaleza teve um escanteio e pediu toque de mão dentro da área. O árbitro não marcou e o Botafogo encaixou um contra-ataque mortal, fazendo o terceiro com Barrera. Porém, o VAR chamou para revisão e o árbitro anulou o gol e marcou pênalti para o Fortaleza. Bareiro cobrou forte, deslocando o goleiro, e deixou tudo igual novamente aos dez minutos.

O Botafogo continuou sendo mais ofensivo no jogo. Teve outra cabeçada de Arthur Cabral, mas dessa vez por cima. Em outro lance, Artur girou bem na direita e chutou colocado de fora da área, buscando o ângulo oposto. A bola passou com muito perigo, mas foi para fora.

Na reta final, aos 38 minutos, o Botafogo voltou à frente do placar em jogada de escanteio. Santiago Rodríguez cobrou e Marçal subiu alto para testar firme e fazer o terceiro do time carioca. Para confirmar o resultado, o Botafogo encaixou um contra-ataque aos 49 minutos. Após cruzamento rasteiro pela esquerda, Mateo Ponte apareceu na grande área para completar com tranquilidade.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 4 X 2 FORTALEZA

BOTAFOGO - Raul; Vitinho (Mateo Ponte), Marçal, Gabriel Bahia e Alex Telles (Cuiabano); Allan, Marlon Freitas, Barrera (Kauan Toledo) e Montoro (Newton); Artur (Santiago Rodríguez) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.

FORTALEZA - Brenno; Eros Mancuso, Lucas Gazal, Gastón Ávila e Diogo Barbosa (Weverson); Pierre (Rodrigo Santos), Lucas Sasha, Pochettino e Yago Pikachu (Matheus Rossetto); Bareiro (Deyverson) e Breno Lopes (Lucas Crispim). Técnico: Martín Palermo.

GOLS - Breno Lopes, aos 16, e Montoro, aos 49 minutos do primeiro tempo. Arthur Cabral, aos dois, Bareiro aos dez, Marçal, aos 38, e Mateo Ponte, aos 49 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Alexander Barboza e Kauan Toledo (Botafogo). Eros Mancuso, Adam Bareiro, Rodrigo Santos e Lucas Sasha (Fortaleza).

ÁRBITRO - Paulo César Zanovelli (MG).

PÚBLICO - 22.797 pagantes

RENDA - R$ 905.640,00

LOCAL - Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

Portal Hora da Notícia: Veja os Especiais de Fim de Ano

Rony crava que fará gol pelo Atlético na final da Sul-Americana.