PSG vence o Flamengo nos pênaltis e é campeão da Copa Intercontinental.
Equipe francesa superou o Rubro-Negro, adiando o sonho do bicampeonato mundial do clube brasileiro.
Por Carlos André, direto da Redação de Itaguaí, RJ | Publicação: 17/12/2025 às 22:45.
Coluna Minuto Esportivo >>> Final da Copa Intercontinental da FIFA 2025
![]() |
| Clube francês levou a melhor na disputa de pênaltis após o empate na prorrogação. - Foto: Mohammed Salem/ Reuters |
O PSG é campeão mundial. O clube francês, comandado por Luis Enrique, venceu o Flamengo na grande final da Copa Intercontinental. O jogo aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), em Doha, no Catar, e foi decidido somente nos pênaltis após um empate por 1 a 1 na prorrogação. Nas penalidades, Saul, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo desperdiçaram para o Rubro-Negro, e o time francês venceu por 2 a 1.
Esta é a primeira taça da Copa Intercontinental que levanta o PSG, que fecha o ano mágico com mais um troféu. Também ganhou Champions League, Campeonato Francês, Supercopa da França, Copa da França e Supercopa da Europa.
COMO FOI O JOGO
O PSG dominou todo o primeiro tempo. Os franceses atacaram e defenderam de forma sincronizada e mostraram estar em outra rotação em relação ao oponente brasileiro. Ainda que não tenha sido um massacre, o campeão europeu controlou a partida e foi superior em todas as estatísticas. Depois de pressionar e ocupar o campo de ataque, se valeu de um erro de Rossi para abrir o placar.
As duas graves falhas no jogo foram cometidas pelo goleiro argentino. Ele entregou de graça a bola aos franceses ao tentar evitar um escanteio. Fabián Ruiz mandou para a rede. Sorte de Rossi que a bola havia saído, como atestou o árbitro de vídeo, e o gol foi anulado.
Mas nem o juiz, nem o VAR salvaram o goleiro quando seu desvio com a mão em passe de Doué ajudou Kvaratskhelia, que empurrou para o gol. O atacante georgiano provavelmente não alcançaria a bola se Rossi não tivesse tocado nela.
Com dificuldade para a transição ofensiva, o Flamengo ameaçou nas poucas brechas que encontrou, em tentativas de Pulgar. Pelo alto, em cabeceio do volante chileno, e de fora da área, em finalização que o russo Safonov defendeu sem dificuldade.
O PSG tinha o jogo controlado. O cenário indicava que levaria a taça sem intercorrências. Mas uma falha do zagueiro brasileiro Marquinhos no começo da segunda etapa recolocou o Flamengo no jogo.
Capitão do time, o defensor deu um toque na canela de Arrascaeta, suficiente para o juiz americano Ismail Elfath considerar pênalti depois de rever o lance no monitor do VAR. Jorginho esperou Safonov escolher o canto direito e bateu no esquerdo.
![]() |
| Flamengo desperdiçou quatro penalidades e ficou sem o título - Foto: Reprodução/ Reuters |
O gol deixou confiante a equipe brasileira, que encontrou bastante espaço para contra-atacar com Plata, Pedro e Bruno Henrique. Cada um dos três teve um chance para marcara nos minutos finais do segundo tempo.
Preocupado, o técnico Luis Enrique acionou o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa e pela revista France Football. Recuperado de forte gripe, Dembélé entrou aos 33 minutos e pouco fez.
Seus companheiros também não produziram muito mais até o apito final. Marquinhos, em noite infeliz, ainda teve a chance para assegurar o título no último lance do tempo normal. Só que o zagueiro, desacostumado aos gestos de um centroavante, afastou a bola ao tentar empurrá-la para a rede.
Na prorrogação, o PSG encurralou o Flamengo, principalmente nos últimos minutos. Chegou com poucos passes ao ataque, mas exagerou no refino e no preciosismo. A equipe francesa fez escolhas erradas no momento de concluir seus ataques. Em vez de finalizar, a equipe francesa trocou passes demais perto da área e dentro da área. Sorte a dos europeus que Safonov estava em noite inspiradíssima.
PÊNALTIS
PSG
- Vitinha ⚽
- Dembélé ❌
- Nuno Mendes ⚽
- Barcola ❌
FLAMENGO
- De La Cruz ⚽
- Saúl ❌
- Pedro ❌
- Léo Pereira ❌
- Luiz Araújo ❌
FICHA TÉCNICA
PSG 1 (2) X 1 (1) FLAMENGO
PSG - Safonov; Zaïre-Emery, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves; Fabián Ruíz (Ndjantou) e Lee Kang-In (Mayulu [Barcola]); Kvaratskhelia (Mbaye), Doué (Dembélé). Técnico: Luis Enrique.
FLAMENGO - Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (De La Cruz), Jorginho (Saúl) e Arrascaeta (Everton); Carrascal (Pedro), Bruno Henrique (Luiz Araújo) e Plata (Samuel Lino). Técnico: Filipe Luís.
GOLS - Kvaratskhelia, aos 37 do 1ºT. Jorginho, aos 16 do 2ºT.
ÁRBITRO - Ismail Elfath (EUA).
CARTÕES AMARELOS: Fabián Ruiz, Vitinha, Alex Sandro, Jorginho, Pulgar, Plata, Saúl, Juninho.
PÚBLICO - 32.150.
RENDA - Não divulgada.
LOCAL - Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.


Comentários
Enviar um comentário