Argentina vence México com gol de Messi e ganha sobrevida na Copa.

O camisa 10 aliviou as coisas para os hermanos com um belo gol de fora da área; Enzo Fernandez fez verdadeira pintura no fim: 2 a 0.

HDN no Qatar 2022 | Enzo Gabriel, diretamente do Lusail Stadium, no Qatar. | Portal Hora da Notícia.
27/11/2022 - 02:50.
Camisa 10 da Argentina, Lionel Messi marcou o seu oitavo gol em Copas do Mundo. (Divulgação/ HDN no Qatar).

A partida valia a sobrevida da Argentina no Catar 2022. Valia também a continuação de uma história mal escrita entre Lionel Messi e as Copas do Mundo. Essa história terá pelo menos mais um capítulo. A Argentina venceu o México por 2 a 0 neste sábado (26), no estádio Lusail, e segue com chances de avançar às oitavas de final.

Na última rodada do Grupo C, a Argentina enfrentará a Polônia, no estádio 974 — e pode até empatar, mas aí dependerá do outro jogo da chave. Já a Arábia Saudita pegará o México, também no Lusail. Com os resultados do dia, a Polônia alcançou quatro pontos, um a mais que a segunda colocada, a Argentina. A Arábia Saudita (três pontos) e o México (um) ocupam as últimas posições.

Lionel Messi, aos 35 anos, disse que vai "repensar muitas coisas depois da Copa" — por muito menos, inclusive, ele já havia se despedido da albiceleste, depois do vice-campeonato na Copa América Centenário, em 2016. Analistas argentinos, no entanto, começam a pensar no craque na edição de 2026, tamanha a decepção com o futebol apresentado até agora no Oriente Médio. Campeã da última competição continental, em 2019, justamente sobre o Brasil, no Maracanã, no primeiro título em 28 anos, a equipe está devendo uma apresentação ao menos convincente.

Como haviam perdido a partida de estreia para os sauditas, os argentinos precisavam da vitória a todo custo. Uma derrota significaria a volta mais cedo para casa. Bem lá no fundo, mesmo os rivais dos hermanos, no estádio e ao redor do planeta, não estavam prontos para ver o último tango de Messi, por mais que ainda reste uma partida na fase de grupos.

Os comandados de Lionel Scaloni sentiram a pressão contra uma equipe bem montada pelo compatriota Gerardo Tata Martino. O primeiro tempo foi de pouquíssimas oportunidades e a sensação de que a coisa já estava ruim no primeiro jogo ganhou uma carga emocional ainda maior na partida decisiva. Os mexicanos passaram a se interessar pela partida, ainda que criassem efetivamente poucas oportunidades contra o goleiro Martinez.

O sete vezes melhor jogador do mundo voltou no segundo tempo disposto a fazer a alegria de seu país, que nem de longe vive o melhor momento econômico e social e, por isso, não conta com uma gigantesca torcida do país pelas ruas de Doha. Africanos e asiáticos bem que se esforçaram no coro, mas não são como os verdadeiros hinchas. Depois de uma falta mal batida, aos seis minutos, Messi recebeu um passe de Di Maria e chutou de fora da área, no canto esquerdo de Ochoa, para abrir o placar aos 26 e vibrar como poucas vezes diante da sua torcida. 

Todos os gols de Lionel Messi em Copas

Jogador alcançou os mesmos oito gols de Diego Maradona em Mundiais

  • Alemanha 2006: Argentina 6 x 0 Sérvia e Montenegro – 1 gol
  • África do Sul 2010: sem gols
  • Brasil 2014: Argentina 2 x 0 Bósnia Herzegovina – 1 gol
  • Brasil 2014: Argentina 1 x 0 Irã – 1 gol
  • Brasil 2014: Argentina 3 x 2 Nigéria – 2 gols
  • Rússia 2018: Argentina 2 x 1 Nigéria – 1 gol
  • Catar 2022: Argentina 1 x 2 Arábia Saudita – 1 gol
  • Catar 2022: Argentina 2 x 0 México –1 gol

O México sentiu o gol do genial e desorganizou-se taticamente. Raul Jimenez, que entrou no segundo tempo, foi presa fácil dos zagueiros. Foi aí que La Scaloneta resolveu atacar ainda mais. O jovem Enzo Fernandez pedalou para cima do zagueiro e chutou da entrada da área, no ângulo de Ochoa. Aí, era só esperar o apito final e comemorar com a maioria das 88.966 vozes presentes no estádio. 

Sobrou apenas o grito de "um sentimento que não pode acabar", como também não pode acabar a luta de Messi pelo seu primeiro título de Copa do Mundo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.