Presidente do Tribunal Constitucional pede a militares que restabeleçam a ordem no Peru.

Instabilidade política no país escalonou após o presidente Pedro Castillo anunciar a dissolução do Congresso Nacional.

Plantão de Jornalismo HDN | Carlos André e Willian Melo de Freitas, diretamente da Sede do HDN | Portal Hora da Notícia.
07/12/2022 - 19:30.
Policiais tomaram as ruas do Peru para conter a violências em protestos que acontecem por todo o país. (Divulgação/ Imagens Cedidas Pela AFP).

O presidente do Tribunal Constitucional do Peru, Francisco Morales, fez uma apelo às Forças Armadas do país nesta quarta-feira (7), por meio da emissora Canal N, para que "restaurem a ordem constitucional", após o anúncio do presidente Pedro Castillo no qual ditou a dissolução do Congresso e declarou um governo de emergência excepcional.

Pouco depois, o próprio Tribunal Constitucional divulgou um comunicado nas redes sociais no qual declarou que o presidente havia dado um "golpe de Estado".

“O plenário do Tribunal Constitucional rechaça o golpe de Estado perpetrado por Pedro Castillo Terrones, que violou a ordem constitucional”, disse a instituição, depois de acrescentar que Castillo “se colocou à margem da Constituição e da lei”.

“Consequentemente, o Congresso da República deve agir de acordo com as suas competências e, de acordo com a ordem de sucessão, a vice-presidente deve assumir a Presidência da República”, completou o comunicado.

Pedro Castillo determinou nesta quarta-feira a dissolução temporária do Congresso e a instauração de um governo de emergência excepcional, horas antes de o Parlamento debater uma moção de destituição que poderia tê-lo afastado do cargo de chefe de Estado.

Com evidente tremor nas mãos, anunciou que também determinou a convocação de “eleições para um novo Congresso com poderes constituintes para elaborar uma nova Constituição em um período não superior a nove meses".

Além disso, ordenou um toque de recolher nacional a partir de hoje, começando às 22h. 

Todavia, o Congresso destituiu horas depois o presidente Castillo, em um ato apoiado por 101 dos 130 parlamentares do país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.