Termina a erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma.
Fenômeno teve início em 19 de setembro e expeliu toneladas de lava, que forçaram a retirada de mais de 2 mil pessoas.
Vista aérea do cone principal do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias. (Imagem: Reuters). |
A erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, finalmente terminou, após 85 dias de atividade, segundo confirmaram neste sábado (25) os técnicos que acompanharam o fenômeno ao longo de todo o período.
"A erupção terminou", declarou em entrevista coletiva o porta-voz do governo regional das ilhas Canárias, Julio Pérez.
O vulcão iniciou a atividade em 19 de setembro na parte sul da ilha de La Palma e durante mais de três meses expeliu toneladas de lava, que invadiram milhares de hectares e forçaram a retirada de mais de 2 mil pessoas.
O comitê científico considera 13 de dezembro o último dia de erupção, quando o sinal de tremor parou e todos os parâmetros do vulcão diminuíram.
Contudo, foram concedidos alguns dias para verificar se o vulcão não estava se reativando antes de considerarem que a erupção havia terminado. Mesmo assim, as autoridades insistem que a emergência não acabou.
"Os riscos permanecem", disse o porta-voz do governo das Canárias, uma vez que ainda existem gases, cinzas e calor, que vão diminuir, motivo pelo qual as perspectivas são positivas.
Uma vez terminada a emergência, restará a reconstrução, que começará na próxima segunda-feira (27), anunciou Pérez. Para a primeira quinzena de janeiro está previsto o realojamento de pessoas que perderam casas devido ao avanço dos vários fluxos de lava.
Os danos causados pela erupção são espantosos: mais de 1.300 casas foram cobertas por lava, assim como construções agrícolas, de lazer, hotéis e escolas, além de 73 km de estradas e outras infraestruturas, como de água, eletricidade e linhas telefônicas. Os danos foram extensos porque a erupção vulcânica ocorreu em uma área habitada.
Fonte: Portal R7.
Hora da Notícia.
Comentários
Postar um comentário