Plantão HDN: São Paulo registra dois casos da nova variante da Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são uma mulher de 72 anos, e um homem cuja idade não foi informada.

Plantão Extraordinário | Carlos André e Victor Hugo | Portal Hora da Notícia.
08/11/2022 - 17:10.
Exames que confirmaram a presença da nova variante foram coletados em outubro de 2022. (Reprodução/ Acervo Portal Hora da Notícia).

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou os primeiros dois casos da nova variante da Covid-19 (BQ.1.1). O comunicado foi feito por meio do Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) estadual, na manhã desta terça-feira (8).

De acordo com a secretaria, os exames que identificaram a presença da BQ.1.1 foram coletados na capital no início de outubro.

Os casos estão sob investigação epidemiológica das Vigilâncias Municipal e Estadual, porém, dados preliminares apontam que os infectados são uma mulher de 72 anos, e um homem cuja idade ainda não foi informada.

Nova variante também é identificada no Rio de Janeiro

Um sequenciamento genético feito pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) já havia confirmado a presença da nova variante da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. A fundação não informou a quantidade de pessoas que tiveram resultado positivo para a BQ.1.1.

A secretaria de saúde do município pede que os moradores que ainda não tomaram a última dose de reforço, se dirijam até uma unidade de saúde para concluir o esquema de imunização.

Segundo o secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz, a subvariante pode estar relacionada com o aumento no número de casos verificado nas últimas semanas.

Na segunda-feira (7) o Rio Grande do Sul também registrou um caso da subvariante em Porto Alegre. Conforme a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em 20 de outubro a variante foi encontrada no Amazonas, em um sequenciamento do vírus feito pela unidade amazonense da fundação.

BQ.1.1 já causa impacto na Europa, China e Estados Unidos

A nova variante da doença já tem causado impacto na Europa, China e Estados Unidos e, agora, começa a ser identificada no Brasil. Segundo especialistas, a BQ.1.1 é "descendente" da BA.5, que era uma das prevalentes em todo o mundo, junto com a BA.4 — todas subvariantes da Ômicron.

Alguns infectologistas dizem que a transmissibilidade da BQ.1, tende a ser maior que a de outras variantes que já circulam no país. No entanto, segundo o cientista de dados e coordenador da Rede Análise da Covid-19 Isaac Schrarstzhaupt, ainda é cedo para afirmar isso.

O paciente infectado pode ter coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre. Esses sintomas podem ser combinados ou aparecer sozinhos, a depender da gravidade do caso.

A recomendação para impedir a proliferação da variante é manter a carteira de vacina atualizada, além dos cuidados essenciais como lavar sempre as mãos, uso de álcool em gel e máscara.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal