Governo do Rio decreta fim da epidemia de dengue

Número de casos é o menor desde o início da epidemia, decretada em fevereiro deste ano. Entre os meses de abril e maio, queda foi de 57%.

Saúde & Bem Estar - 11/06/2024 às 18:30.
Publicada por Carlos André.
O Aedes Aegypti, mosquito da dengue. (Reprodução/ GloboNews).

O Governo do Rio decretou o fim da epidemia da dengue depois que o número de casos da doença apresentou queda em todas as regiões por mais de quatro semanas consecutivas. A Informação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11).

Em fevereiro, o governador Cláudio Castro (PL) decretou uma epidemia depois que o estado registrou mais de 91 mil casos prováveis da doença no estado e com maior número em apenas uma semana. Entre 18 e 24 de fevereiro, foram 27 mil registros.

No mês de março, foram notificados 85 mil casos, número que caiu para 42 mil em abril. Em maio, a queda foi ainda mais acentuada, 18 mil registros — o número é 57% menor que o mês anterior.

"Os índices atuais são os mais baixos desde o início da epidemia de dengue em todas as regiões do nosso estado, o que nos deu tranquilidade para reavaliar a medida", disse a secretária de Saúde, Claudia Mello.

Ela recomenda, no entanto, que a população mantenha os cuidados, checando semanalmente as suas casas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Na última semana epidemiológica avaliada pelos técnicos da secretaria, equivalente ao período entre 26 de maio e 1º de junho, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro deste ano até 10 de junho, foram registrados 268.947 mil casos e 178 mortes pela doença.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal