Medina e Yago avançam às oitavas em El Salvador; Chianca e Italo vão à repescagem

Tricampeão mundial venceu Italo Ferreira e Leonardo Fioravanti na quinta bateria do primeiro round e se classificou para a próxima fase. Chianca perdeu para Griffin Colapinto e caiu para a repescagem; Yago Dora se classificou ao superar Cole Houshmand e Barron Mamiya.

Coluna Minuto Esportivo - 06/06/2024 às 22:00
Publicada por Carlos André e Enzo Gabriel.
Gabriel Medina surfando onda em El Salvador. (Reprodução).

Depois de uma etapa emocionante nas ondas de Teahupoo, os surfistas viajaram direto para El Salvador, a sétima etapa da WSL. O primeiro brasileiro do masculino a entrar na água foi João Chianca. Em seu retorno ao tour - depois de sofrer um acidente em dezembro do ano passado -, Chumbinho surfou de capacete nas ondas de Punta Roca e caiu para a repescagem. Gabriel Medina e Italo Ferreira disputaram uma vaga nas oitavas de final na quinta bateria do primeiro round, e o tricampeão mundial levou a melhor e se classificou para a próxima fase. Yago Dora ainda vai entrar na oitava e última bateria dos homens.

Tricampeão mundial venceu Italo Ferreira e Leonardo Fioravanti na quinta bateria do primeiro round e se classificou para a próxima fase. Chianca perdeu para Griffin Colapinto e caiu para a repescagem; Yago Dora se classificou ao superar Cole Houshmand e Barron Mamiya

Tatiana Weston-Webb, Italo Ferreira, Gabriel Medina e Yago Dora ainda lutam por uma vaga no top 5 do ranking no fim da temporada e uma chance de conquistar o título mundial desta temporada nas ondas de Trestles, na California. Antes da final, os surfistas ainda tem três etapas para disputar: El Salvador, Saquarema e Fiji. João Chianca, como ficou parado das competições da WSL por causa do acidente, não vai disputar uma vaga no Finals, mas já tem seu lugar garantido no tour do ano que vem junto com Filipe Toledo.

Medina avança às oitavas de final; Italo cai para a repescagem

Italo Ferreira e Gabriel Medina se enfrentraram na quinta bateria do primeiro round masculino ao lado de Leonardo Fioravanti. Todos os três surfistas fizeram nota na casa dos sete pontos, mas o que fez a diferença no somatório final foi a segunda onda. Medina dominou a disputa desde o início ao fazer um 7.90 e um 7.50. A pressão ficou para cima de Italo e Fioravanti. Os dois ficaram precisando de notas maiores que 8 pontos, mas não conseguiram achar e caíram para o round de repescagem. O brasileiro tricampeão do mundo avançou às oitavas de final em El Salvador.

Gabriel Medina 15.40 x Italo Ferreira 13.93 x Leonardo Fioravanti 13.37

Em retorno ao tour, João Chianca cai para a repescagem

Faltando menos de dois meses para as Olimpíadas, João Chianca entrou na sétima etapa do Circuito Mundial de Surfe como uma forma de voltar às competições. O brasileiro se prepara para os Jogos Olímpicos, que será realizado em Teahupoo, no Taiti, ao lado de Filipe Toledo, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva.

Na terceira bateria, Chumbinho não teve uma tarefa fácil em sua primeira bateria de volta ao tour da WSL. De capacete na água, o brasileiro enfrentou Ryan Callinan e Griffin Colapinto - campeão da etapa em 2022 e vice em 2023 - na terceira disputa do primeiro round. O americano dominou a disputa. Colapinto tirou 7.50 e 6.93 para ficar com a liderança e avançar às oitavas de final.

Em terceiro lugar, João ficou precisando de uma nota na casa dos 9 pontos, mas não conseguiu encontrar no fim da bateria e terminou com um somatório de 9.93 (5.43 + 4.50). Ele caiu para a repescagem junto com Ryan Callinan, que terminou em segundo.

Griffin Colapinto 14.43 x Ryan Callinan 10.84 x João Chianca 9.93

Yago Dora se garante nas oitavas

Além de Gabirel Medina, Yago Dora é o outro brasileiro garantido nas oitavas de final. Ele venceu a bateria contra o estadunidense Cole Houshman e o havaiano Barron Mamiya. Yago teve uma somatória de 16,64 pontos, bem a frente dos adversários que ficaram com 10,84 e 5,90, respectivamente. Em sua somatória, Yago teve a melhor nota da bateria um 8,87.

Temporada dos brasileiros

Os brasileiros não tiveram um bom início de ano na WSL, mas conseguiram se recuperar na última etapa em Teahupoo. Tatiana Weston-Webb perdeu na semifinal com uma atuação histórica. A brasileira tirou 10 contra a local Vahine Fierro, mas sofreu a virada no fim da bateria. Tati não foi a única com um bom resultado. Italo Ferreira derrotou John John Florence, foi campeão da etapa e alcançou o top 5 do ranking. Gabriel Medina e Yago também subiram no ranking e chegam inspirados para o resto da temporada. A novidade desta etapa em El Salvador é a volta de João Chumbinho. O brasileiro, que estava se recuperando de um acidente que sofreu em dezembro, foi convidado para a sétima etapa da Wsl e reforça o time Brasil em Punta Roca.

Primeiro round masculino

  • Ethan Ewing 12.73 x Rio Waida 9.93 x Matthew McGillivray 8.10
  • Jack Robinson 13.60 x Connor O`Leary 13.27 x Crosby Colapinto 9.66
  • Griffin Colapinto 14.43 x Ryan Callinan 10.84 x João Chianca 9.93
  • John John Florence 16.33 x Liam O`Brien 13.56 x Bryan Perez 13.20
  • Gabriel Medina 15.40 x Italo Ferreira 13.93 x Leonardo Fioravanti 13.37
  • Jordy Smith 10.60 x Ramzi Boukhiam 10.57 x Seth Moniz 9.57
  • Jake Marshall x Kanoa Igarashi x Imaikalani deVault
  • Barron Mamiya x Cole Houshmand x Yago Dora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.