Brasil nas Olimpíadas 2024: veja os resultados dos jogos do dia 10/08

Último dia de competições com Brasil em Paris tem medalha de prata no adeus de Marta, bronze com despedida de Thaísa e participações no levantamento de peso e na canoagem.

Conexão Paris - por Carlos André e Enzo Gabriel.
Publicado em 11 de agosto de 2024 às 02:00.
Veja agora os resultados do último dia dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No último dia de competição, neste sábado (10), o Brasil encerrou a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com duas medalhas, a de prata no futebol feminino e a de bronze no vôlei feminino, ampliando ainda mais o domínio das mulheres nas conquistas nesta edição das Olimpíadas.

Resumo do Brasil nas Olimpíadas em 10/08:

  • Derrota e medalha de prata no futebol feminino: o Brasil, que surpreendeu ao chegar à final, perdeu para os Estados Unidos por 1 a 0 e ficou com o 2º lugar;

  • Vitória e medalha de bronze no vôlei feminino: favorita ao ouro, a seleção derrotou a Turquia por 3 sets a 1 (25-21, 27-25, 22-25 e 25-15) na disputa de 3º lugar e conquistou a medalha de bronze.

  • Participação honrosa no levantamento de peso: primeira brasileira a medalhar em mundiais da modalidade, Laura Amaro ficou na 7ª posição na categoria até 81kg;

  • Eliminação nas semifinais da canoagem: Ana Paula Vergutz e Valdenice Conceição não passaram para a final nas categorias K1 500m e C1 200m, respectivamente;

  • Medalha entregue no atletismo: Alison dos Santos, o Piu, recebeu a medalha de bronze que conquistou nos 400m com barreiras na sexta-feira (9).

Boa atuação, mas com derrota

Depois de uma primeira fase ruim, a seleção feminina de futebol chegou embalada à decisão contra os Estados Unidos, com as empolgantes vitórias sobre França nas quartas e Espanha na semi. O time brasileiro até fez uma decisão equilibrada, tendo mais chances no primeiro tempo, inclusive com um gol corretamente anulado por impedimento.

Mais organizadas após o intervalo, as norte-americanas aproveitaram uma bola perdida pelo Brasil no meio do campo para marcar seu gol em rápido contra-ataque. Lançada nas costas da defesa, Mallory Swanson entrou livre na área e chutou na saída de Lorena. O Brasil tentou pressionar, mas encontrou dificuldade diante da marcação norte-americana. Na melhor chance de empatar, Naeher espalmou uma cabeçada de Adriana nos acréscimos.

De volta a uma final olímpica depois de 16 anos, o Brasil sofreu com o mesmo algoz das decisões de Atenas 2004 e Pequim 2008 e ficou com a medalha de prata.

O treinador Arthur Elias reclamou de um pênalti não marcado, mas fez questão de valorizar a campanha da seleção.

— Vamos valorizar o que o nosso grupo fez, que foi colocar o futebol feminino brasileiro no patamar que merece — disse o técnico em entrevista à TV Globo.

— Tenho certeza que torcida brasileira voltou a ter orgulho da seleção feminina.

Já a atacante Gabi Portilho defendeu que a prata conquistada em Paris "vale ouro".

— Tenho muito orgulho. Jogamos no limite, com dores. Tenho orgulho que essa prata, para nós, vale ouro. A gente fez grande competição. Superou muitos obstáculos — disse Gabi

Despedida de Marta

O jogo contra os Estados Unidos marcou a despedida de Marta de Olimpíadas. Ela começou no banco de reservas e entrou apenas no segundo tempo, logo após o gol dos Estados Unidos.

Aos 38 anos, Marta se despede com a terceira medalha de prata e 13 gols marcados nas seis edições de Jogos Olímpicos que disputou desde Atenas 2004. Ela, eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, também está se aposentando da seleção brasileira a partir de 2025.

O mais importante, que é o que eu acredito hoje, que é o resgate que a gente fez, do orgulho, das pessoas falarem do futebol feminino. Das pessoas acreditarem mais no futebol feminino. Acredito que isso foi o mais importante. Ficar em segundo, ganhar a medalha de prata. O que a gente precisa destacar é isso, esse orgulho que a gente resgatou
— Marta

Conquista do bronze

O mais difícil era se recuperar da dolorida derrota para os Estados Unidos nas semifinais, e a seleção feminina de vôlei conseguiu, com uma vitória imponente sobre a Turquia. O time brasileiro abriu 2 sets a 0, levou o terceiro set e depois pôde selar o triunfo em 3 a 1 para conquistar a medalha de bronze, mantendo uma escrita de mais de 30 anos em Olimpíadas.

O jogo marcou a despedida de Thaísa de Olimpíadas, com três medalhas conquistadas, sendo duas de ouro (Pequim 2008 e Londres 2012). Ela se emocionou em entrevista à TV Globo depois da disputa de 3º lugar em Paris.

— Acabou. Quando eu abracei meu marido, eu falei isso. Eu falei 'acabou'. É o 'acabou' de encerrou o ciclo. Foi uma vida dentro da seleção, tanto de base quanto adulta. Só a gente que está aqui sabe tudo que a gente passa, tudo que a gente tem que superar e aguentar de estar aqui. Não é fácil. Mas é muito amor pelo que a gente faz. E acabou.

Já José Roberto Guimarães, dono de cinco medalhas olímpicas como treinador, deixou o futuro na seleção brasileira em aberto.

— O futuro eu não sei, ainda não me preparei para esse momento. Tem família e um monte de coisa que a gente tem que pensar, papai do céu tem que mostrar o caminho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shawn Mendes encanta fãs no Rock in Rio e fala sobre novos projetos em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.