Hugo Calderano perde para prodígio francês e fica fora do pódio no tênis de mesa

Brasileiro tem melhor resultado da história da América do Sul na modalidade, mas fica sem medalha.

Conexão Paris - por Carlos André, Lorenzo Martínez-Pierre, Enzo Gabriel e Henry Freitas (Conexão BrasilxFrança).
Publicado em 04 de agosto de 2024 às 12:20.
Hugo Calderano cai, perde o bronze, chora e dá adeus aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Hugo Calderano perdeu a disputa de bronze do torneio individual do tênis de mesa para o francês Felix Lebrun por 4 a 0, parciais de 7 x 11, 10 x 12, 7 x 11 e 6 x 11. O brasileiro termina a competição sem medalha depois de emplacar o melhor resultado da carreira nas Olimpíadas.

- Conseguir uma medalha é o meu grande objetivo desde que eu comecei a jogar tênis de mesa. Essa decepção mostra quanto esforço eu faço. Coloco o tênis de mesa sempre no centro da minha vida. Todas as escolhas que eu faço. Eu moro longe da minha família há muitos anos, treino sete dias por semana. Tudo vale a pena porque esses momentos são lindos de viver. Claro que não dá para ser diferente. Eu vou ficar decepcionado por dias, semanas, meses, mas vou voltar e tentar de novo. Eu tenho muito tempo pela frente ainda, estou continuando a evoluir e obrigado a todo mundo pela torcida de sempre - afirmou o mesa-tenista brasileiro.

Adversário na decisão do bronze, Felix é um dos grandes prodígios do esporte francês e também do tênis de mesa. Ele tem apenas 17 anos, é campeão europeu individual, em 2023, e vice-campeão mundial por equipes.

Jogando em casa, Felix teve o apoio dos torcedores que lotaram o ginásio e vibraram a cada ponto conquistado. O francês vinha de derrota dura por 4 a 0 na semifinal contra o chinês favorito ao ouro. Já o brasileiro havia perdido para o sueco Truls Moregard em um jogo que teve muitas oportunidades de vencer.

Calderano fez história não só no esporte brasileiro, mas também no sul-americano, ao se classificar para a semifinal. Nunca antes um atleta do continente chegou entre os quatro melhores do torneio individual do tênis de mesa masculino nas Olimpíadas.

O jogo

A partida começou difícil para o brasileiro. Lebrun se aproveitou do apoio dos franceses, que transformaram o ginásio em um caldeirão, para pressionar Hugo e mostrar agressividade desde o começo.

O brasileiro chegou a abrir uma vantagem de dois pontos, mas levou seis consecutivos e não conseguiu reagir, vendo o rival fechar o primeiro set em 11 x 7.

Lebrun começou o segundo set mantendo um ritmo forte enquanto Calderano parecia sentir ainda o momento. Depois de o francês abrir 8 x 3, ele reagiu, virou e chegou a ter o set point em 10 x 9, porém cedeu três pontos seguidos para o adversário, que fechou a segunda etapa e abriu 2 a 0.

Hugo começou bem o terceiro set. Novamente chegou a abrir uma pequena vantagem no período. Porém o jovem francês soube reagir. Se aproveitou dos erros do brasileiro, virou e venceu também a parcial por 11 x 7, ficando a uma vitória do bronze.

Hugo Calderano entrou para o quarto set já pressionado e com margem de erro muito pequena para sonhar com a medalha e pareceu sentir a situação em que se colocou. Viu Felix abrir larga vantagem logo no início e perdeu a quarta etapa por 11 x 6, terminando sem a medalha de bronze.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shawn Mendes encanta fãs no Rock in Rio e fala sobre novos projetos em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.