Djokovic supera Alcaraz, é ouro nas Olimpíadas e vira "campeão de tudo"

Sérvio vence final de quase 3h em Roland Garros, fatura medalha inédita para completar galeria dos principais títulos do tênis e se torna o terceiro tenista campeão olímpico mais velho da história.

Conexão Paris - por Carlos André e Henry Freitas.
Publicado em 04 de agosto de 2024 às 15:30.
Novak Djokovic é campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Verão Paris 2024.

Em sua quinta participação em Jogos Olímpicos, Novak Djokovic pode enfim comemorar que é campeão olímpico de tênis. Na final contra o espanhol Carlos Alcaraz nas Olimpíadas de Paris 2024, neste domingo, o sérvio levou a melhor por 2 sets a 0, parciais de 7/6(3) e 7/6(2), em um jogo de duas horas e 50 minutos. Com o ouro no mesmo complexo de Roland Garros, Nole conseguiu completar o "Career Super Slam" - ganhar os quatro torneios de Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), as Olimpíadas, a Copa Davis e o ATP Finals - repetindo o feito do americano Andre Agassi em 1999.

Aos 37 anos e 74 dias, Djokovic se tornou o tenista mais velho a conquistar o ouro em Olimpíadas desde o retorno do tênis ao programa olímpico, em Seul 1988. Ele é o terceiro mais velho na história, atrás dos britânicos Arthur Gore (Londres 1908, aos 40 anos, nas simples indoor) e Major Ritchie (Londres 1908, aos 38 anos, nas simples outdoor). O sérvio também é o quinto nas simples, entre homens e mulheres, a alcançar o "Career Golden Slam" - ganhar os quatro Grand Slams e as Olimpíadas na carreira -, se igualando a Serena Williams, Rafael Nadal, Andre Agassi e Steffi Graf, única a conseguir o feito na mesma temporada.

O ouro em Paris 2024 se junta à prateleira de troféus de Djokovic. O ex-líder do ranking é dono de 24 títulos de Grand Slam (10 Australian Open, três Roland Garros, sete Wimbledon e quatro US Open), sete ATP Finals e uma Copa Davis com a Sérvia.

Djokovic tem duas medalhas em Jogos Olímpicos. Além do ouro em Paris 2024, ele tem também um bronze em Pequim 2008. O sérvio foi quarto lugar em Londres 2012 e em Tóquio 2020, além de ter caído na primeira rodada no Rio 2016.

Com a prata em Paris 2024, Alcaraz foi confirmado como finalista olímpico do tênis de simples masculino mais jovem desde o americano Robert LeRoy, prata em St. Louis 1904, aos 19 anos de idade. Se tivesse vencido, o espanhol de 21 anos, atual campeão de Roland Garros, seria o mais jovem a conquistar o ouro, marca que permanece com o americano Vincent Richards, campeão em Paris 1924, também aos 21 - a diferença seria de apenas 32 dias.

Djokovic e Alcaraz se enfrentaram no mesmo saibro de Roland Garros três semanas depois da final na grama de Wimbledon. Na ocasião, em sets diretos o espanhol dominara o sérvio, que estava ainda mais fresco de uma cirurgia no joelho direito a qual, um mês antes, o fizera desistir do Grand Slam francês.

O jogo

Não faltaram oportunidades para os tenistas abreviarem o primeiro set. Alcaraz teve oito chances de quebra, sendo cinco quando estava 4/4; para Djokovic foram cinco no total, três delas no quinto game e uma que também era o set point. Foi necessário o tie-break, no qual Nole se impôs: entrou a devolução para obter a miniquebra no sétimo ponto, abriu 6 a 3 com seu serviço e liquidou na sequência, fechando muito bem a rede. O set terminou com uma hora e 33 minutos.

A disputa continuou muito acirrada no set seguinte. Alcaraz foi rápido em se recuperar de uma oscilação no terceiro game para salvar um break point. Djokovic se esforçou e buscou até as bolas mais difíceis. Os ralis foram mais constantes, para delírio do público, que ora gritava "si se puede" ("sim, é possível", em espanhol), ora "Nole, Nole", apelido do sérvio.

Novamente veio o tie-break. Djokovic saiu na frente com a miniquebra, com um contra-ataque de direita. Dois pontos depois, Alcaraz devolveu, sustentando a troca de bolas. Dois pontos depois, foi a vez do sérvio sobressair e voltar a ter vantagem. O sérvio abriu 5 a 2 com os serviços confirmados e botou pressão no adversário. O espanhol atacou com a esquerda na rede e deu quatro match points para o rival. De primeira, Nole fuzilou na paralela e comemorou demais a conquista do ouro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal