Judoca perde o ouro com punição a oito segundos do fim, se revolta e deixa o tatame aos berros

Ilia Sulamanidze, da Geórgia, vencia a luta por um waza-ari antes de sofrer a desclassificação pelo terceiro shido (advertência); atual campeão mundial, Zelym Kotsoiev, do Azerbaijão, fica com o ouro.

Conexão Paris - por Rodrigo Carvalho, Enzo Gabriel e Carlos André.
Publicado em 01 de Agosto de 2024 às 23:10.
O atleta da Geórgia, Ilia Sulamanidze, revoltou-se ao ter a terceira e ser desclassificado. Saiba mais sobre!

Os Jogos Olímpicos de Verão Paris 2024 está "pegando fogo".
 Em meio às polêmicas de arbitragem na disputa do judô nas Olímpiadas de Paris, a medalha de ouro na categoria 100kg masculino foi definida nesta quinta-feira com uma punição (shido) a oito segundos do fim do tempo regulamentar.

Contra Zelym Kotsoiev, do Azerbaijão, atual campeão mundial e líder do ranking, Ilia Sulamanidze, da Geórgia (vice-líder do ranking) vencia por um waza-ari, mas recebeu duas punições nos últimos segundos, chegando a três, e perdeu a luta por desclassificação. Ilia ficou inconformado com a decisão, chegou a receber o consolo do adversário, mas sem ligar muito para o cumprimento protocolar, e deixou o tatame aos berros.

Apesar da revolta do georgiano, o comentarista Tiago Camilo, na transmissão do sportv3, disse que a arbitragem acertou na punição.

- A luta estava ganha. O atleta da Geórgia entregou de bandeja. Tomou duas punições nos últimos 20 segundos por falso ataque, sem segurar no quimono. A marcação foi clara. Faltou inteligência. Não pode perder uma luta dessa assim - analisou Tiago.

Polêmica no bronze

Antes, na disputa pelo bronze entre o israelense Peter Paltichik e o suíço Daniel Eich, uma advertência já tinha causado polêmica. A cinco segundos do fim do tempo regulamentar, o árbitro deu uma punição ao israelense, que liderava o placar por um waza-ari.

Pela contagem da mesa, conforme o placar da transmissão e também do site oficiais dos Jogos Olímpicos, seria a terceira advertência (shido) para ele, o que encerraria a luta e daria a vitória a Daniel. Tanto que o suíço chegou a comemorar no tatame.

Peter Paltichik ficou inconformado com a decisão e pediu revisão de vídeo. Mas toda a situação foi causada por um erro da mesa. Na verdade, tinha sido a segunda punição do israelense. Com a revisão, a mesa corrigiu o placar, a luta foi retomada, e Peter segurou a vantagem nos segundos finais, garantindo o bronze.

Os problemas de arbitragem têm marcado as disputas do judô em Paris. Mais cedo, Leonardo Gonçalves, eliminado na estreia por Dzhafar Kostoev, dos Emirados Árabes, já tinha reclamado das mudanças e das interpretações das regras da modalidade.

Com um waza-ari para cada lado no tempo regulamentar, a luta foi para o golden score. Depois de uma tentativa de contra-ataque de Leonardo, a arbitragem analisou o lance no vídeo e deu waza-ari para Kostoev, definindo o combate.

- Para quem é um amante do judô, é um assunto difícil. Eu amo o judô por tudo o que ele fez para mim. Está um pouco difícil de entender para os atletas, para os técnicos e também para a arbitragem. Às vezes eles também estão se confundindo um pouco. Às vezes tantos detalhes assim confundem o público. Eu tenho que ficar explicando para minha mãe, para a minha esposa em casa. Quem está ali é ser humano. Eu acho e espero que os erros não sejam por querer - disse Leonardo na zona mista.

As disputas para o judô brasileiro acabaram cedo nesta quinta-feira. Além de Leonardo, Mayra Aguiar (categoria 78kg feminino) perdeu na estreia para estreia para a italiana Alice Bellandi, líder do ranking mundial, e deu adeus à chance de conquistar a quarta medalha olímpica - ela foi bronze em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021.

Até agora, a modalidade rendeu duas medalhas para o Brasil em Paris: a prata de Willian Lima (66kg masculino) e o bronze de Larissa Pimenta (52kg no feminino) na categoria meio-leve.

O judô brasileiro ainda vai entrar em ação na sexta-feira, com Beatriz Souza (78kg feminino) e Rafael Silva, o "Baby" (100kg masculino), e no sábado, quando haverá a disputa mista por equipes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shawn Mendes encanta fãs no Rock in Rio e fala sobre novos projetos em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.