Israel promete resposta dura após ataque iraniano: ‘Teerã vai arder’, diz ministro

Ministro da Defesa ameaça atingir Teerã se ataques contra território israelense continuarem. Sete soldados ficaram feridos.

Bryan Freitas • Correspondente Internacional em Israel 
14/06/2025 • Horário de Brasília: 11:55 • Horário Local: 17:55 • Atualizada às: 12:19 (Brasil) x 18:19 (Israel)
Cobertura Especial: Israel x Irã: O Confronto.
Portal Hora da Notícia faz cobertura especial do confronto entre Israel e Irã. – Foto: Divulgação 

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, emitiu um alerta contundente ao aiatolá Ali Khamenei, líder do Irã, após mais uma ofensiva com mísseis que atingiu o centro de Israel.

Durante a madrugada de sábado, sete soldados ficaram feridos em um dos bombardeios atribuídos às forças iranianas.
Destruição causada no município de Rishon Lezion após ataque iraniano – Foto: Equipe de drones do Município de Rishon Lezion/ Divulgação

Katz reagiu com uma ameaça clara de retaliação, indicando que ações semelhantes terão resposta direta na capital iraniana.

“Se Khamenei continuar a disparar mísseis contra a retaguarda israelense, Teerã vai arder”, afirmou o ministro, em nota divulgada à imprensa.

Segundo ele, o líder iraniano estaria colocando toda a população do país em risco ao sustentar uma estratégia militar voltada contra civis israelenses.

“O ditador iraniano está usando seus cidadãos como escudo e criando um cenário em que especialmente os moradores de Teerã pagarão um alto preço”, declarou Katz.

AMEAÇA IRANIANA

Horas antes, autoridades iranianas haviam advertido os governos do Reino Unido, Estados Unidos e França para que não interfiram nas operações contra Israel.

O Irã também ameaçou bases militares desses países na região.

O ataque recente seria uma resposta às investidas israelenses contra alvos estratégicos iranianos, incluindo instalações militares e nucleares.

CIENTISTAS IRANIANOS MORTOS

As FDI (Forças de Defesa de Israel) revelaram a identidade de nove cientistas iranianos mortos em ataques realizados na manhã de sexta-feira, parte de uma operação contra o programa nuclear do Irã.

Segundo os militares, todos tinham papel central no desenvolvimento de armas nucleares e estavam entre os principais sucessores de Mohsen Fakhrizadeh, apontado como o líder original do projeto nuclear iraniano.

Os alvos foram mortos em ações simultâneas em Teerã, na mesma ofensiva que também eliminou dezenas de comandantes militares iranianos, incluindo seis de alto escalão.

A IDF informou que os assassinatos ocorreram após anos de rastreamento e coleta de inteligência conduzidos por uma equipe secreta.

OS CIENTISTAS MORTOS:

  • Fereydoon Abbasi – engenharia nuclear
  • Mohammad Mehdi Tehranchi – física
  • Akbar Motalebi Zadeh – engenharia química
  • Saeed Barji – engenharia de materiais
  • Amir Hassan Fakhahi – física
  • Abd al-Hamid Minoushehr – física de reatores
  • Mansour Asgari – física
  • Ahmad Reza Zolfaghari Daryani – engenharia nuclear
  • Ali Bakhouei Katirimi – mecânica

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal