Mundial começa hoje e pode marcar a última competição internacional de clubes de Messi

Tricampeão com o Barcelona, Messi tem cinco gols anotados na história dos mundiais de clubes.

Carlos André • Base Carioca do Portal Hora da Notícia.
14/06/2025 • 18:30 • Atualizada às 18:39
Copa do Mundo de Clubes FIFA > Cobertura Completa.
Messi pode disputar a última Copa do Mundo de Clubes – Foto: Divulgação/ Inter Miami

A nova edição do Mundial de Clubes da Fifa começa neste sábado (14) com um possível ponto final na história internacional de Lionel Messi por clubes. Ídolo do Barcelona e agora principal nome do Inter Miami, o argentino pode estar diante de sua última participação em torneios globais vestindo a camisa de um clube. O contrato com o time norte-americano Inter Miami vai até dezembro de 2025 e, a partir de julho, Messi já poderá assinar um pré-acordo com qualquer outra equipe.

Messi é tricampeão do Mundial no antigo formato. Venceu em 2009, 2011 e 2015, todos pelo Barcelona. O cenário agora é diferente. Aos 37 anos, o argentino lidera um clube fundado apenas em 2018, com apenas três títulos na curta trajetória e que chegou ao torneio como vencedor do Supporter’s Shield, prêmio dado à melhor campanha da temporada regular da Major League Soccer.

Comandado por Javier Mascherano e reforçado por nomes como Suárez, Busquets e Jordi Alba, o Inter Miami estreia neste sábado, contra o Al Ahly, no jogo de abertura da competição. Apesar do elenco experiente, o time ainda enfrenta oscilação em campo. Nas últimas dez partidas, somou apenas três vitórias, dois empates e cinco derrotas, com aproveitamento de 36,6%. Messi é o artilheiro da equipe na temporada, com 15 gols.

“Acho que há times enormes vindos de todo o mundo, e isso move muitas pessoas em todos os lugares. Estamos falando de grandes times, com jogadores muito importantes que as pessoas adoram assistir. É uma estreia para nós, é um torneio diferente e novo. Então, é uma ótima oportunidade de assistir aos melhores jogadores jogarem aqui nos Estados Unidos”, afirmou Messi na sexta-feira (13).

A presença do argentino, no entanto, tem peso que ultrapassa o campo. O Inter Miami aposta na competição não apenas para avançar esportivamente, mas também para convencer Messi a renovar o contrato. O presidente do clube, Jorge Mas, já iniciou conversas e tenta construir um projeto de longo prazo que mantenha o camisa 10 até a Copa do Mundo de 2026, que também será disputada nos Estados Unidos. A proposta inclui aumento salarial e acordos com novos patrocinadores.

O clube planeja a chegada de mais uma estrela para a próxima temporada como parte da estratégia para manter Messi. Enquanto isso, rumores sobre um possível retorno à Argentina aumentam a tensão entre dirigentes e torcedores. A participação no Mundial se insere nesse contexto. O torneio, agora com 32 equipes, será o maior palco internacional do Inter Miami desde a sua criação e pode ser o último de Messi em torneios desse porte por clubes.

Além do Inter, outros representantes da MLS, como Seattle Sounders e Los Angeles FC, também estão na disputa. O argentino, que se mostrou empolgado em entrevista à Fifa, reconheceu que o momento é diferente daquele vivido em anos anteriores, mas ressaltou a importância da competição para equipes emergentes.

“É uma competição interessante. Ter a chance de participar é emocionante. As expectativas que tenho são diferentes das que eu tinha quando jogava em outros times, mas estou ansioso e ansioso para competir contra os melhores times e me sair bem”, disse o camisa 10.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Previsão do Tempo HDN estreia como quadro fixo e diário a partir de segunda-feira, 02: estética refinada e utilidade pública se unem no novo projeto meteorológico do portal