Ganhadora do Nobel da Paz diz que Facebook ameaça democracia.

Maria Ressa afirmou que rede social “prioriza a propagação de mentiras contaminadas de raiva e ódio acima dos fatos”.

Jornalista filipina Maria Ressa ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2021.

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2021, a Maria Ressa, acusou o Facebook de ser uma ameaça à democracia mundial. Em entrevista à agência Reuters, a jornalista filipina disse que entende que a estrutura da rede social faz com que mensagens falsas se espalhem com uma facilidade maior do que fatos.

Ressa declarou que as tecnologias precisam trabalhar para o fortalecimento da democracia. O Facebook, por sua vez, falha em proteger seus usuários do ódio e desinformação, o que tornaria a rede social nociva à sociedade e a todo sistema político.

“[Os algoritmos do Facebook] priorizam a propagação de mentiras contaminadas de raiva e ódio acima dos fatos”, comentou Ressa, editora-chefe do site de notícias filipino Rappler.

Para a ganhadora do Nobel da Paz deste ano, o comitê que escolhe os vencedores notou que a luta pela verdade é essencial para o mundo e para os desafios deste século.

“O comitê do Prêmio Nobel da Paz percebeu que um mundo sem fatos é um mundo sem verdade e confiança. E se você não tem nenhuma das duas coisas, você certamente não pode dominar o coronavírus, dominar a mudança climática.

Ressa, que atuou junto à subsidiária asiática da rede CNN durante 20 anos, fundou o site Rappler para publicar reportagens investigativas sobre as Filipinas. A jornalista e o veículo que comanda enfrentam uma série de processos judiciais por ter criticado o governo federal local.

“Esse é o melhor momento para ser jornalista. [...] Um mundo sem fatos significa um mundo sem confiança.”

A filipina dividiu o Prêmio Nobel da Paz de 2021 com o jornalista Dmitry Muratov, editor-chefe do principal jornal independente da Rússia.

Fonte: Portal R7.
Blog Hora da Notícia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.