Morre Gilberto Braga, aos 75 anos, no Rio.
Novelista estava internado no Rio de Janeiro e sofria do mal de Alzheimer; ele faria aniversário no próximo dia 1º.
Autor Gilberto Braga sofria de Mal de Alzheimer e tinha 75 anos. Ele deixa o marido, o decorador Edgar Moura Brasil. |
Gilberto Braga, autor de novelas de sucesso da TV brasileira, morreu nesta terça-feira (26), aos 75 anos. Ele estava internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, e sofria do Mal de Alzheimer.
Entre os clássicos escritos pelo novelista estão Dancin' Days (1978) e Vale Tudo (1988), ambas na TV Globo. Em 2008, ganhou o prêmio Emmy Internacional com Paraíso Tropical. A última trama escrita por ele para a televisão foi Babilônia, em 2015.
Carioca, Braga fazia aniversário em 1º de novembro. Formado em letras, atuou como crítico de teatro e cinema para o jornal O Globo. A primeira telenovela foi Corrida do Ouro, em 1974, escrita em parceria com Lauro César Muniz e Janete Clair.
É dele a criação de vilões que marcaram a história da TV. A mais famosa foi Odete Roitman, vivida por Beatriz Segall em Vale Tudo, que eternizou o suspense "quem matou" na dramaturgia. Outra cena icônica aconteceu em Celebridade (2003). Maria Clara Diniz (Malu Mader) fez muita gente vibrar quando partiu para cima da invejoda Laura Prudente da Costa (Claudia Abreu).
Gilberto Braga deixa o marido, o decorador Edgar Moura Brasil.
Fonte: Portal R7.
Blog Hora da Notícia.
Comentários
Postar um comentário