Em testamento, papa pede túmulo simples e lápide com inscrição: Franciscus

Francisco deixou mensagem de que ofereceu a Deus seu sofrimento pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos.

Carlos André • Itaguaí, Rio de Janeiro • 22/04/2025.
Morte do Papa Francisco • 09:30.
O Portal Hora da Notícia abre espaço para a cobertura completa da morte do Papa Francisco. (Divulgação/ Portal Hora da Notícia).

O Vaticano compartilhou na tarde desta segunda-feira (21) um testamento do papa Francisco. No documento, assinado em 29 de junho de 2022, o santo padre buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.

O papa expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.

Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.

Primeiro latino americano e jesuíta a assumir a Santa Sé, o papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, às 7h35 do Vaticano, em decorrência de um AVC e falência cardíaca irreversível.

O corpo do papa será colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do santo padre, aberto aos fiéis.

A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, será no sábado (26.abr). Às 10h locais (5h em Brasília) será celebrada, no átrio da Basílica de São Pedro, a Missa das Exéquias, que marca o 1º dia do Novendiali (novenário), os 9 dias de luto e orações em honra ao pontífice falecido

CONFIRA O TESTAMENTO DO PAPA

Miserável ao mesmo tempo Escolhendo

Em nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que o fim da minha vida terrena se aproxima e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade apenas com relação ao local do meu sepultamento.

Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.

Desejo que minha última jornada terrena termine neste antigo santuário Mariano onde eu ia rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica para confiar com confiança as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe por seu dócil cuidado materno.

Peço que meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da citada Basílica Papal como indicado no documento em anexo.

O túmulo deve estar na terra; simples, sem decoração particular e com a única inscrição: Franciscus.

As despesas com a preparação do meu enterro serão custeadas pela verba do benfeitor que me providenciei, a sua transferência para a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore e que providenciei instruções apropriadas ao Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me amaram e continuarão a orar por mim. Ofereci ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos.

Santa Marta, 29 de junho de 2022″.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

RECORD RIO celebra liderança no crescimento de audiência em abril

Lady Gaga se declara ao Brasil: “Nada poderia me preparar para esse show”