Em testamento, papa pede túmulo simples e lápide com inscrição: Franciscus
Francisco deixou mensagem de que ofereceu a Deus seu sofrimento pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos.
Carlos André • Itaguaí, Rio de Janeiro • 22/04/2025.
Morte do Papa Francisco • 09:30.
![]() |
O Portal Hora da Notícia abre espaço para a cobertura completa da morte do Papa Francisco. (Divulgação/ Portal Hora da Notícia). |
O Vaticano compartilhou na tarde desta segunda-feira (21) um testamento do papa Francisco. No documento, assinado em 29 de junho de 2022, o santo padre buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.
O papa expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.
Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.
Primeiro latino americano e jesuíta a assumir a Santa Sé, o papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira, às 7h35 do Vaticano, em decorrência de um AVC e falência cardíaca irreversível.
O corpo do papa será colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do santo padre, aberto aos fiéis.
A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, será no sábado (26.abr). Às 10h locais (5h em Brasília) será celebrada, no átrio da Basílica de São Pedro, a Missa das Exéquias, que marca o 1º dia do Novendiali (novenário), os 9 dias de luto e orações em honra ao pontífice falecido
CONFIRA O TESTAMENTO DO PAPA
“Miserável ao mesmo tempo Escolhendo
Em nome da Santíssima Trindade. Amém.
Sentindo que o fim da minha vida terrena se aproxima e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade apenas com relação ao local do meu sepultamento.
Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.
Desejo que minha última jornada terrena termine neste antigo santuário Mariano onde eu ia rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica para confiar com confiança as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe por seu dócil cuidado materno.
Peço que meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da citada Basílica Papal como indicado no documento em anexo.
O túmulo deve estar na terra; simples, sem decoração particular e com a única inscrição: Franciscus.
As despesas com a preparação do meu enterro serão custeadas pela verba do benfeitor que me providenciei, a sua transferência para a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore e que providenciei instruções apropriadas ao Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.
Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me amaram e continuarão a orar por mim. Ofereci ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos.
Santa Marta, 29 de junho de 2022″.
Comentários
Enviar um comentário