Apagão atinge parte da Europa, interrompe serviços e gera caos nos transportes
Países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália registraram queda de energia nesta segunda-feira (28); ciberataque não é descartado.
Carlos André • Rio de Janeiro • 28/04/2025 • 14:00.
Coluna Olhar Mundial/ Noticiário Internacional.
![]() |
Apagão afetou Portugal, Espanha, França e outros países da Europa (Walter Verst/ X) |
Um apagão em larga escala atingiu alguns países da Europa na manhã desta segunda-feira (28), com maior impacto em Portugal e Espanha, provocando falhas no transporte público, redes de telefonia e nos sistemas de energia. Segundo a mídia internacional, França, Alemanha, Polônia e Itália também registraram instabilidades.
Em Portugal, semáforos e transportes públicos pararam de funcionar. Há ainda relatos de passageiros presos no metrô e aeroportos recorrendo a procedimentos manuais para manter os embarques.
O jornal espanhol El País informou que o Instituto Nacional de Segurança Cibernética está investigando o incidente para determinar se o apagão pode ser resultado de um ataque cibernético, embora ainda não haja uma conclusão oficial.
O ministro português Manuel Castro Almeida também mencionou a possibilidade de um ciberataque, mas ressaltou que não há confirmação até o momento.
Em meio ao caos, passageiros ficaram presos no metrô, semáforos deixaram de funcionar e aeroportos recorreram a procedimentos manuais para manter os embarques.
O apagão também teria afetado o Madrid Open 2025, um dos maiores torneios de tênis do mundo. A partida entre Grigor Dimitrov e Jacob Fearnley teve que ser interrompida quando uma câmera que estava posicionada acima da quadra parou de funcionar devido à falta de energia. Em seguida, a quadra principal foi esvaziada, e outros jogos também foram suspensos, enquanto a organização aguardava a normalização dos serviços.
Em Lisboa e no Porto, o metrô foi interrompido. A imprensa local relatou que diversos bancos e lojas, incluindo o tradicional mercado do Porto, permaneceram fechados. A empresa responsável pelos aeroportos do país informou que os geradores de emergência foram ativados para garantir o funcionamento das operações.
Comentários
Enviar um comentário