Fifa anuncia propostas de sede para Copas do Mundo Femininas de 2031 e 2035

Anúncio foi feito pelo presidente da entidade nesta quinta-feira (3), em congresso da Uefa.

Carlos André • Rio de Janeiro • 03/04/2025 • 20:45.
Coluna Minuto Esportivo.
Gianni Infantino, presidente da FIFA. (Divulgação/ Arquivo Pessoal).

O Reino Unido parece pronto para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2035 depois que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, descreveu nesta quinta-feira (3) seu interesse como a “única proposta válida” para essa edição do torneio.

Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales anunciaram no mês passado que enviariam uma proposta conjunta para sediar a competição.

“Estamos honrados em ser o único licitante para a Copa do Mundo Feminina da Fifa de 2035″, disse o CEO da FA, Mark Bullingham, em um comunicado.

“Sediar a primeira Copa do Mundo desde 1966 com nossos parceiros das Home Nations será muito especial. O trabalho duro começa agora, para montar a melhor proposta possível até o fim do ano.”

Os Estados Unidos, com a possibilidade de outros países da região da Concacaf se juntarem a eles, também estão prontos para serem nomeados anfitriões da Copa do Mundo Feminina de 2031, já que até o momento fizeram a única proposta.

“Recebemos uma proposta para 2031 e uma proposta — uma proposta válida, devo acrescentar — para 2035”, disse Infantino no Congresso da Uefa em Belgrado, nesta quinta-feira. “A proposta de 2035 é da Europa, das Home Nations.”

As associações-membro devem enviar formalmente as propostas à Fifa no último trimestre deste ano. A Fifa atualmente planeja confirmar os anfitriões da Copa do Mundo Feminina para 2031 e 2035 no 76º Congresso da Fifa no segundo trimestre do ano que vem.

“Então, o caminho está aí para a Copa do Mundo Feminina acontecer em 2031 e 2035 em alguns grandes países, em algumas grandes nações, para impulsionar ainda mais o movimento do futebol feminino”, disse Infantino.

Relatos sugeriram que Espanha, Portugal e Marrocos, que sediarão a Copa do Mundo masculina de 2030, planejavam lançar uma proposta rival para 2035 antes do comentário de Infantino nesta quinta de que a do Reino Unido era a única proposta válida.

Infantino também confirmou que a Fifa pretende aumentar o número de equipes participantes na Copa do Mundo Feminina de 2031 para 48 países para igualar o jogo masculino. O Brasil sediará o evento de 2027, que contará com 32 equipes.

Enquanto isso, um pedido da Fifa para aumentar o número de equipes femininas nas Olimpíadas de 12 para 16 foi rejeitado pelo Comitê Olímpico Internacional, disse Infantino ao Congresso da Uefa.

Se o impasse não puder ser resolvido, o presidente da Fifa disse que o órgão dirigente do futebol mundial planeja diminuir o número de equipes masculinas para permitir mais equipes femininas nas Olimpíadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.