Com golaços, Escócia bate a Dinamarca e volta à Copa do Mundo após 28 anos
Equipe escocesa derrotou a equipe dinamarquesa por 4 a 2 e confirmou seu retorno à competição intercontinental.
Por Carlos André | Brisa Mar, Itaguaí, RJ
Publicada: 20/11/2025 | 00:30.
Coluna Minuto Esportivo > Eliminatórias Pela Europa.
![]() |
| Escócia está classificada para a Copa do Mundo FIFA 2026. - Foto: Divulgação/ Coluna Minuto Esportivo/ Terra |
No confronto válido pela 10ª rodada das Eliminatórias da Europa à Copa do Mundo de 2026, a Escócia venceu a Dinamarca por 4 a 2 nesta terça-feira (18), em Glasgow, e garantiu sua classificação ao torneio intercontinental.
Scott McTominay, Lawrence Shankland, Kieran Tierney e Kenny McLean foram os autores dos gols da histórica vitória dos escoceses dentro de casa. Rasmus Hojlund e Patrick Dorgu marcaram do lado do país nórdico.
Com o resultado, a Escócia chegou na marca de 13 pontos, ultrapassou o rival e terminou na liderança do grupo C das Eliminatórias. A Dinamarca, por sua vez, seguirá para a disputa da repescagem europeia.
Os escoceses voltarão a disputar uma Copa do Mundo depois de um intervalo de 28 anos. Na última vez que entrou em campo, em 1998, a equipe parou na fase de grupos, onde foi derrotada pelo Brasil em jogo que terminou no placar de 2 a 1.
SOBRE O JOGO
Jogando diante do seu torcedor em Glasgow, a Escócia balançou as redes logo aos três minutos. O ponta Ben Gannon-Doak cruzou com perigo e o meio-campista Scott McTominay acertou uma linda bicicleta para marca o primeiro gol dos donos da casa.
Atrás do placar, a Dinamarca se mandou para o ataque em busca do empate. Pouco depois da volta do intervalo, o atacante Rasmus Hojlund finalizou no cantinho e o veterano goleiro Craig Gordon fez bela defesa.
Na marca de 12 minutos, a arbitragem assinalou um pênalti a favor dos dinamarqueses. Na cobrança, Hojlund bateu firme e igualou a disputa.
Os escoceses voltaram à liderança do placar aos 33 minutos, quando o volante Lewis Ferguson cruzou e o centroavante Lawrence Shankland desviou na pequena área para colocar a bola na rede.
No entanto, a Dinamarca empatou novamente pouco depois, com o tento do lateral Patrick Dorgu. Quando parecia que o país nórdico iria carimbar seu lugar na Copa do Mundo, o lateral Kieran Tierney acertou um belo chute de fora da área e fez o 3 a 2.
Por fim, o ponta Kenny McLean puxou o contra-ataque, arriscou uma finalização do meio-campo e marcou um golaço para sacramentar a classificação da Escócia.

Comentários
Enviar um comentário