Áustria volta para a Copa depois de 28 anos e finge que sempre esteve tudo sob controle
Gregoritsch salva a pátria no fim e deixa a Bósnia segurando a sacola da repescagem.
Por Carlos André | Brisa Mar, Itaguaí, RJ
Publicada: 19/11/2025 | 23:50.
Coluna Minuto Esportivo > Eliminatórias Pela Europa.
![]() |
| Áustria está classificada para a Copa do Mundo após 28 anos. - Foto: Reprodução/ Coluna Minuto Esportivo. |
A Áustria decidiu brincar com o coração do próprio torcedor, mas funcionou. Depois de 28 anos vendo Copa do Mundo só pela TV e fingindo que “nem ligava tanto assim”, a seleção arrancou um empate por 1 a 1 contra a Bósnia e Herzegovina e garantiu vaga no Mundial de 2026. Tudo isso graças a Michael Gregoritsch, que resolveu aparecer só aos 32 do segundo tempo, como quem chega atrasado no rolê e ainda salva a noite.
O jogo começou com a Áustria daquele jeito “calma, vai dar ruim”: aos 12 minutos, Haris Tabakovic meteu uma cabeçada que colocou a Bósnia na frente e deixou a torcida austríaca lembrando de 1998 com aquele misto de nostalgia e vergonha alheia. A Bósnia, aliás, viveu ali uns bons minutos de ilusão, tipo aluno que acha que tirou 10 na prova e descobre depois que confundiu tudo.
Mas a Áustria resolveu acordar e empurra, tenta, falha, insiste, falha de novo, até que Gregoritsch apareceu e disse “relaxa, deixa que eu resolvo”. Empate no placar, liderança do Grupo H garantida, festa vienense liberada e estatísticas tirando poeira das memórias dos anos 90.
A Bósnia, coitada, ficou com o segundo lugar e 17 pontos. Agora vai para a repescagem, esse universo paralelo onde seleções entram com esperança e saem com crises existenciais. A cena é tão clássica que dá até para imaginar a federação bósnia abrindo o Google agora: “como lidar com expectativas em março”.
Enquanto isso, a Áustria já prepara a mala para a Copa que será compartilhada entre México, Estados Unidos e Canadá. Depois de tanto tempo fora, o país chega como aquele primo que some por décadas e reaparece no churrasco dizendo que “estava resolvendo umas coisas”.
Resumo: Áustria classificada, Bósnia na fila da angústia e a Copa de 2026 ganhando mais um capítulo digno de novela das 21h.

Comentários
Enviar um comentário