CBF confirma impedimento semiautomático no Brasileirão 2026.
O sistema será utilizado, a partir da primeira rodada, em 28 de janeiro de 2026.
Por Carlos André - Base Oficial na Ilha do Governador, RJ
Publicado em 10/11/2025 às 18:50.
Coluna Minuto Esportivo > Impedimento semiautomático no Brasileirão 2026.
![]() |
| Impedimento semiautomático foi apresentado na CBF (Marcio Dolzan/ Lance!) |
A CBF confirmou nesta segunda-feira (10) que o impedimento semiautomático passará a ser utilizado a partir da 1ª rodada do Brasileirão do próximo ano, marcada para 28 de janeiro. O anúncio foi feito durante o primeiro encontro do Grupo de Trabalho da Arbitragem, que reúne dirigentes de clubes e federações na sede da entidade, no Rio.
— A modernização começa com o nosso impedimento semiautomático, que a gente anunciou para o ano que vem. O nosso Campeonato Brasileiro começa no dia 28 de janeiro já implementado —, declarou Xaud, antes de começar o encontro.
A intenção da entidade é aproveitar as últimas rodadas do Brasileirão e as finais da Copa do Brasil deste ano para começar a fazer testes offline (ou seja, sem uso prático nos jogos desta temporada).
— A gente já está fazendo investimentos que há anos não tinham sido feitos na arbitragem, com capacitação, educação continuada, treinamento, parte física, teórica… A gente achou correto também criar o nosso Grupo de Trabalho na Arbitragem e envolver também os clubes — considerou Xaud.
GT de Arbitragem terá 60 dias e vai debater além do impedimento semiautomático
O GT de Arbitragem tem previsão de durar 60 dias. A intenção é debater melhorias para a arbitragem brasileira. O presidente do grupo é Netto Góes, que dirige a FAF (Federação Amapaense de Futebol). Helder Melillo, diretor executivo da CBF, é o responsável pela relatoria.
A maioria dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro integram o GT de Arbitragem e mandaram representantes. O primeiro encontro, realizado nesta segunda-feira, tem previsão de durar até o fim da tarde. O funcionamento do impedimento semiautomático foi o primeiro painel apresentado nesta segunda-feira.

Comentários
Enviar um comentário