Flamengo e Palmeiras têm apenas quatro jogadores que disputaram a última final da Libertadores.
Enquanto Abel Ferreira continua como treinador, Rubro-Negro teve sete treinadores após a decisão.
Por Carlos André e Felipe Barreto | Conexão RJ x SP.
Publicada em 28/11/2025 às 23:50.
Conexão Lima >>> Detalhes da Final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo.
![]() |
| Arrascaeta é um dos principais remanescentes da última final da Libertadores do Flamengo contra o Palmeiras - Foto: Reprodução/ Arquivo Esportivo HDN- |
Flamengo e Palmeiras se reencontram na final da Libertadores após quatro anos da vitória alviverde no torneio continental por 2 a 1. De 2021 para cá, as equipes passaram por muitas mudanças que envolvem os maiores investimentos do futebol brasileiro em contratações e as saídas de ídolos dos clubes.
Ambos os times tiveram apenas quatro jogadores remanescentes da última final. O Palmeiras manteve Abel Ferreira como técnico, e o português confirmou, nesta quinta-feira (27), mais uma renovação de contrato com o clube.
Já o Flamengo teve sete treinadores depois que Renato Gaúcho, técnico na final da Liberta, deixou o comando da equipe. Filipe Luís, que disputou a decisão como jogador em 2021, fará a primeira final continental como técnico.
PALMEIRAS MANTEVE BASE DE DEFESA, MAS SE DESPEDIU DE ÍDOLOS.
Todos os quatro atletas que seguem no Palmeiras foram titulares na final de 2021. O goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez, o lateral-esquerdo Piquerez e o meia Raphael Veiga, que abriu o placar naquela final. O ataque alviverde era liderado por Dudu, ídolo do clube que teve uma saída conturbada em 2024 para o Cruzeiro, e Rony, negociado com o Atlético-MG no início dessa temporada.
Herói do título, Deyverson não conseguiu se firmar no time e passou por outros três clubes depois da final, hoje, jogando no Fortaleza.
FLAMENGO CONTINUA COM O TRIO PRINCIPAL, MAS SEM ARTILHEIRO
O Flamengo manteve três dos principais jogadores da equipe em 2021: Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro, que entrou no segundo tempo da final. O artilheiro deve estar fora da decisão desse ano após ter uma lesão na coxa diagnosticada. Outro atleta que se manteve na equipe é o atacante Michael, além de Filipe Luís.
As principais saídas foram as de Éverton Ribeiro, hoje no Bahia, e de Gabriel Barbosa, que marcou o único gol rubro-negro naquela final. Gabigol, camisa 9 da equipe, foi importantíssimo nos títulos do Flamengo tanto em 2019 quanto em 2022, mas deixou o clube pela porta dos fundos após brigar com a diretoria.
Outro atleta que saiu do Rubro-Negro após a final foi o volante Andreas Pereira, que jogará a decisão pelo Palmeiras.
REENCONTRO DE ANDREAS PEREIRA COM O FLAMENGO
Aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação, Andreas Pereira vacilou e entregou o gol do título para Deyverson. O volante não foi perdoado pela torcida rubro-negra, e pode adicionar um capítulo ainda mais amargo para o clube.
Hoje no Palmeiras, o jogador é o único atleta da decisão de 2025 a atuar pelos dois clubes em uma final de Libertadores.
SONHO DO TRI VIROU DISPUTA PELO TETRA
Na final de 2021, Flamengo e Palmeiras disputavam para ver quem se tornaria tricampeão da Libertadores primeiro. Agora, em 2025, ambos sonham em vencer o tetracampeonato inédito para um clube brasileiro.
Além da Liberta, as duas equipes ainda protagonizam a disputa pelo Brasileirão - algo que não acontecia há quatro anos -, mas com o Flamengo em larga vantagem. Com cinco pontos a mais em dois jogos a serem disputados, o clube carioca pode ser campeão na próxima rodada, com uma vitória simples sobre o Ceará.

Comentários
Enviar um comentário