Rússia intercepta aviões dos EUA e da França no mar Negro.

Segundo o governo russo, forças militares estrangeiras se aproximaram da fronteira do país com aeronaves.

Governo russo afirmou que aeronaves estrangeiras respeitaram a fronteira russa.

A Rússia afirmou nesta quinta-feira (9) que enviou caças para interceptar e escoltar aeronaves militares americanas e francesas que voavam perto da fronteira no mar Negro em meio a tensões entre Moscou e o Ocidente.

"Três caças Su-27 foram enviados para identificar alvos aéreos e evitar uma violação das fronteiras da Federação Russa", disse o ministério da Defesa, em comunicado.

Segundo essa fonte, os aviões interceptaram e escoltaram dois caças franceses Mirage 2000 e Rafale, um avião-tanque KC-135 da Força Aérea francesa e dois aviões de reconhecimento americanos, um CL-600 Artemis e um RC-135.

As cinco aeronaves deram meia-volta e, em seguida, os caças russos retornaram para sua base, informou o ministério. Um dia antes, a Rússia anunciou que havia interceptado e escoltado três aviões franceses que sobrevoavam o mar Negro.

Nas últimas semanas, as relações têm sido muito tensas entre a Rússia e os países ocidentais, que acusam Moscou de concentrar tropas na fronteira com a Ucrânia para preparar uma operação militar.

Durante uma entrevista na terça-feira (7) com seu homólogo russo Vladimir Putin, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ameaçou a Rússia com "sanções econômicas rígidas" em caso de ataque à Ucrânia.

A mesma linha é defendida pela França, que alertou a Rússia na quarta-feira (8) sobre "consequências estratégicas e massivas" se a Ucrânia for prejudicada.

Os russos negam preparar uma invasão na Ucrânia e acusam os países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de aumentarem as "provocações", com manobras militares perto de suas fronteiras no mar Negro.

Fonte: Portal R7.
Portal Hora da Notícia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

“O Brasil tem uma paixão única”, diz Shawn Mendes em entrevista exclusiva ao Portal Hora da Notícia.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.