Coreia do Norte lança míssil mais potente em cinco anos.
EUA e Coreia do Sul condenaram o disparo e advertiram que a ação pode levar a testes de armas de longo alcance e bombas nucleares.
A Coreia do Norte confirmou nesta segunda-feira (31) que testou seu míssil nuclear mais potente desde 2017.
Os EUA e a Coreia do Sul advertiram que o lançamento pode levar à retomada dos testes de armas de longo alcance e bombas nucleares.
A mídia estatal KCNA divulgou fotos espaciais do míssil balístico de alcance intermediário Hwasong-12 em um teste que disse ter sido realizado levando em consideração a segurança dos países vizinhos.
Neste domingo (30), a Coreia do Sul e o Japão, no entanto, condenaram a ação como uma ameaça à segurança regional.
O presidente sul-coreano Moon Jae-in afirmou que o último lançamento deixa Pyongyang mais perto de eliminar totalmente uma moratória autoimposta de seus mísseis balísticos intercontinentais de maior alcance que havia anunciado em 2018. O líder norte-coreano Kim Jong-un, no entanto, diz que não está mais vinculado à medida.
Washington compartilhou as preocupações de Seul neste domingo, quando um alto funcionário dos EUA declarou que essas últimas ações eram um meio de citar um "aumento da pressão".
O lançamento deste domingo foi o sétimo teste de mísseis da Coreia do Norte apenas em janeiro, tornando-o um dos meses mais movimentados de todos os tempos para o programa de mísseis do país.
Copyright © Thompson Reuters.
Fonte: Portal R7.
Thompson Reuters.
Hora da Notícia.
Comentários
Postar um comentário