Atriz Cláudia Jimenez morre aos 63 anos.

Relembre a carreira da atriz que ficou conhecida por seus papéis cômicos e bordões como: "Beijinho, beijinho, pau, pau".

A atriz dedicou quatro décadas de sua vida à teledramaturgia. Atriz morreu na manhã deste sábado (20). (Divulgação/ Imagens de Internet).

Luto na Dramaturgia Brasileira: Morre Cláudia Jimenez | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
20/08/2022 - 13:30

Morreu na manhã deste sábado (20) a atriz e humorista Claudia Jimenez de 63 anos. Ela estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Conhecida por interpretar Dona Cacilda, na ‘Escolinha do Professor Raimundo’, ou a Edileuza, de ‘Sai de Baixo”, Claudia Jimenez passou por pelo menos três cirurgias no coração, que estava enfraquecido por causa da radioterapia para tratar um câncer no tórax.

O corpo da atriz já deixou o hospital onde ela estava internada e seguirá para o velório no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio, das 12h00 às 16h30.

A luta contra o câncer

Claudia descobriu que tinha câncer, um tumor maligno no mediastino, em 1986. Ela chegou a ser desenganada pela medicina, mas superou as expectativas e se curou da doença. Contudo, as sessões de radioterapia acabaram lhe causando outros problemas de saúde. Os médicos acreditam que o tratamento pode ter afetado os tecidos do coração, obrigando a atriz a realizar pelo menos três cirurgias.

"Quando eu falo para o meu médico: ‘Ô, radioterapia desgraçada!’. Aí ele fala: ‘Mas se não fosse ela, você já estava há muito tempo lá em cima, né?’. E é verdade, quer dizer, a gente tem sempre que agradecer em vez de reclamar,"

Disse Claudia no Fantástico em 2014.

Carreira

Cláudia Maria Patitucci Jimenez nasceu na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, em 1958. Ainda muito jovem se dedicou ao teatro amador. Sua estreia no teatro profissional aconteceu em 1978, na pela ‘Opera de Malandro’, de Chico Buarque, quando viveu a prostituta Mimi Bibelô.

Nos anos de 1980, Claudia estreou na TV Globo participando da abertura do programa ‘Viva o Gordo’, de Jô Soares, e deu vida à insaciável Pureza, mulher de Apolo. Em 1990, Claudia Jimenez deu vida a desbocada Dona Cacilda, aluna da primeira versão da ‘Escolinha do Professor Raimundo’, com Chico Anysio. Nessa época, ela consolidou o bordão: “Beijinho, beijinho, pau, pau’.

Ainda no humor, em 1996, Claudia deu vida a outra personagem marcante em sua carreira, a doméstica Edileuza do ‘Sai de Baixo’.

Na TV Globo, a atriz ainda interpretou várias personagens em novelas como Torre de Babel (1998), América (2005), Sete Pecados (2007), Negócio da China (2008) e mais recente em Haja Coração (2016), como Lucrécia.

Já no cinema, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília com o filmes ‘O Corpo’ (1991), mas também atuou em outros longas como ‘Gabriela, Cravo e Canela (1983). Ainda dublou os clássicos A Era do Gelo 2 e 3, na voz de Ellie.

Seu último trabalho foi como Bibiana, no quadro Infratores do Fantástico, em 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.