Eleições 2022: Haddad tem 32,4%, e Tarcísio, 23,4% na disputa pelo Governo de SP, diz Paraná Pesquisas.

Levantamento foi feito em 78 municípios paulistas e tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Portal Hora da Notícia volta com a Cobertura Completa das Eleições 2022, em parceria com o Portal R7. (Divulgação/ Montagem HDN).

Cobertura Completa das Eleições 2022 | Por Carlos André Mamedes da Silva, do Portal Hora da Notícia.
23/08/2022 - 20:40.

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (23) mostra que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) tem 32,4% das intenções de voto na disputa pelo governo paulista no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Na sequência, aparecem o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 23,4%, e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), com 15,6%.

O levantamento feito pela Paraná Pesquisas ouviu 1.880 eleitores com 16 anos ou mais em 78 municípios do estado entre 18 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº SP-05386/2022.

Arte divulgada pelo Portal R7 e pelo Paraná Pesquisas mostra os números dos candidatos e dos votos brancos e nulos e de quem não sabe ou respondeu. (Divulgação/ Arte R7).

A pesquisa mostra que Haddad caiu 0,8 ponto percentual em comparação com a última pesquisa, realizada em julho. Tarcísio cresceu 0,9 ponto e Rodrigo Garcia subiu 1,6.

No cenário em que são apresentados aos eleitores também os presidenciáveis que apoiam os candidatos ao Governo de SP, Tarcísio tem 30,1% das intenções de voto quando seu nome é atrelado ao do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro obteve 6,7 pontos percentuais a mais do que no levantamento que não citou Bolsonaro. Com o apoio de Lula (PT), Haddad chega a 33,4%, crescimento de 1 ponto.

Com o apoio de Simone Tebet (MDB), Rodrigo Garcia atinge 15,4% das intenções de voto, ou seja, recua 0,2 ponto percentual se comparado com o cenário em que aparece sem apoio. 

A pesquisa também faz o recorte da aceitação dos candidatos por gênero, faixa etária e escolaridade. Haddad é mais citado pelo público feminino: 36% das mulheres disseram votar no petista. Tarcísio tem 15,9% das intenções de voto das mulheres, e Rodrigo Garcia, 15,7%. Já os homens mostraram preferência pelo ex-ministro da Infraestrutura: 31,7% do eleitorado masculino disse votar em Tarcísio. Haddad tem 28,5% das intenções de voto desse público, e Rodrigo Garcia, 15,5%.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, 67,7% preferiram não responder ou disseram que não sabem em qual candidato vão votar em outubro. Outros 6,3% responderam que votarão em branco ou vão anular o voto. Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas aparecem empatados com, respectivamente, 10,5% e 10,2% das intenções de voto. Rodrigo Garcia tem 4,4%.


Os entrevistados da pesquisa também avaliaram o governo de Rodrigo Garcia à frente do estado de São Paulo. Consideram o mandato ótimo ou bom 26,1% dos entrevistados. Para 38,8%, o governo é regular, e para 26%, ruim ou péssimo. Os que não souberam ou não responderam somam 9,1% do total.

Senado

Segundo a pesquisa estimulada para o Senado, Márcio França (PSB) lidera a disputa, com 29,7%. Em seguida, aparecem o Astronauta Marcos Pontes (PL), com 12,3%; Janaína Paschoal (PRTB), 10%; Aldo Rebelo (PDT), 2%; e Edson Aparecido (MDB), 1,7%. Confira o resultado completo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Record anuncia a transmissão dos Jogos Pan-Americanos E-Sports Games Rio 2024.

TV Globo 60 Anos: Globo Repórter.

Show de Luan Santana em MG é cancelado após cantor ter mal súbito, diz organização.